Pela primeira partida das quartas de final da Copa Libertadores, Vélez Sarsfield e Santos se enfrentam na cidade de Buenos Aires, na Argentina, nesta quinta-feira, às 22h. O confronto marca o primeiro encontro do Santos na era Neymar diante de argentinos no torneio das Américas.

Continua depois da publicidade

Para chegar ao resultado positivo, o elenco do time paulista deixa de lado as comemorações pelo tricampeonato estadual, conquistado no último domingo diante do Guarani, no Morumbi, e volta suas atenções para a equipe argentina.

O craque santista, aliás, já recebeu provocação do próximo rival. O jovem meia Gino Peruzzi, em tom de brincadeira, prometeu “quebrá-lo”, se fosse preciso. O jogador não demonstrou preocupação com a declaração do argentino e, para esta quinta-feira, Neymar promete um novo espetáculo na Libertadores.

– Não ligo para essas coisas. Vocês sabem muito bem disso. Deixa ele lá. Vou procurar jogar o meu futebol, como sempre. Eu vou para cima em qualquer lugar. Tendo campo e bola estou dentro, sempre preparado para fazer o meu melhor – disse a Joia no embarque alvinegro rumo à capital argentina.

Em três confrontos, o Santos nunca venceu a equipe argentina – foram dois empates e uma derrota. Na última partida entre as equipes, em 1996, o time paulista empatou por 1 a 1, no Estádio José Amalfitani, pela Supercopa da Libertadores.

Continua depois da publicidade

A última vez que o Santos enfrentou uma equipe argentina na Libertadores aconteceu em 2007, pela fase de grupos, quando a equipe santista venceu o Gimnasia y Esgrima por 2 a 1, na cidade de La Plata. Marcos Aurélio e Zé Roberto balançaram as redes.

Para este duelo, que promete ser um dos mais complicados para o Santos na competição, o técnico Muricy Ramalho não poderá contar com o meia Ibson, que realizou o seu último treino com a camisa alvinegra na última terça-feira, no CT Rei Pelé, e acertou o seu desligamento do Santos. O jogador retornará ao Flamengo.

No lugar de Ibson, o técnico santista inscreveu o meia/lateral/volante Gerson Magrão, que já viajou com a delegação alvinegra rumo a Buenos Aires e pode ser opção alvinegra para o duelo diante dos hermanos.

O lateral-direito Fucile segue fora com uma entorse no tornozelo do pé esquerdo e não tem previsão de retorno. Assim, Muricy deverá armar a equipe com a entrada de Henrique, improvisado mais uma vez como lateral-direito, dando vaga no meio campo para o volante Adriano.

Continua depois da publicidade

Recheado de desfalques e com muito respeito

O técnico do Vélez Sarsfield, Ricardo Gareca, prega bastante respeito ao time do Santos, principalmente a Neymar e seu grande futebol. Treinador afirmou que a equipe irá colocar pressão e tem a obrigação de fazer um resultado positivo nos seus domínios.

– Temos que vencer o Santos, justamente por jogarmos em casa. Respeitamos muito o Santos, mas nós somos o Vélez. É uma rivalidade de Brasil x Argentina. Mas aqui no nosso estádio eles não vão fazer o que querem – afirmou o treinador.

Gareca poderá ter muitos problemas para a partida desta quinta-feira. Uma ausência garantida será a do meia-atacante Federico Insua, artilheiro do Vélez na Libertadores com três gols.

Em nota oficial no site do clube, o meia mostrou frustração por não poder atuar nessa primeira partida das quartas de final. Insua sofreu uma lesão na perna esquerda no empate contra o Boca juniors, por 0 a 0, pelo Torneiro Clausura. O meia ficará afastado por um período entre 15 e 20 dias, de acordo com o departamento médico do clube.

Continua depois da publicidade

Além de Insua, o Vélez conta com mais dois problemas para enfrentar o Santos. Lucas Pratto (lesão na coxa direita) e Fernando Ortiz (estado gripal) estão fora da partida.

FICHA TÉCNICA

VÉLEZ SARSFIELD (ARG) X SANTOS (BRA)

Local: Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires (ARG)

Data/Hora: 17/5/12 – 22h

Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)

Assistentes: Rodney Aquino (PAR) e Dario Gaona (PAR)

Desfalques: Pratto, Ortiz e Insúa (VEL). Fucile e Maranhão (SAN)

VÉLEZ: Barovero; Peruzzi, Cubero, Sebastian Domínguez e Papa; Augusto Fernández, Cerro, Zapata e Cabral; Martínez e Obolo; Técnico: Ricardo Gareca.

SANTOS: Rafael; Henrique; Edu Dracena; Durval e Juan; Adriano; Arouca; Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Alan Kardec; Técnico: Muricy Ramalho.