O Musicarium de Joinville está mais próximo de realizar o sonho de ter uma sede própria. Recentemente, a escola de música orquestral de SC recebeu a aprovação para captação de R$ 12 milhões na Lei de Incentivo à Cultura e, a partir deste montante, iniciará o desenvolvimento dos projetos de engenharia, arquitetônico e acústico. A ideia é que a estrutura esteja pronta até 2030.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A nova sede, que contará com academia de música, será construída no batizado Cidade das Águas — o “bairro inteligente”, no Atiradores, que foi projetado para ser construído na cidade —, em um terreno de 5 mil m² que foi doado pelas empresas responsáveis pelo projeto.
Sergio Ogawa, maestro e diretor-presidente do Musicarium, explica que o novo espaço atenderá cerca de 500 alunos e contará com uma sala de concerto, com capacidade para 700 pessoas. Atualmente, o local atende em média 160 alunos, entre 4 e 24 anos, e 85% deles são da rede pública de ensino.
Continua depois da publicidade
Ogawa reforça que a nova estrutura permitirá continuar o ciclo de desenvolvimento e manutenção de orquestras de alta performance, além de formar novos talentos em solo nacional. O recurso financeiro será captado de forma direto por empresas que podem destinar até 4% do imposto devido no ano ou por pessoas físicas, que podem destinar 6%.
— É uma renúncia fiscal do Governo Federal, é um direito das instituições culturais de utilizar esse recurso. Se não ficar numa instituição cultural, por exemplo, fica em Brasília. Então, acho que o destino aqui é muito melhor, nessa cidade maravilhosa que é Joinville. Será um legado não só para Joinville, mas para o Brasil — destaca o maestro.
Fundada em 2017, atualmente a sede da Academia Filarmônica Brasileira fica na Coree Music Institute. O Musicarium é uma entidade privada sem fins lucrativos e é uma das três únicas salas de concerto do país – as outras duas ficam em Minas Gerais e São Paulo.
Leia também
Joinville anuncia plano com guardas, reconhecimento facial e reforço de cercas em escolas
Heptacampeão, JEC Futsal visita o Florianópolis na estreia do Campeonato Catarinense 2023