O primeiro dia de Expogestão 2024 teve como grande destaque as discussões sobre o futuro próximo da Inteligência Artificial aplicada em grande escala nos processos e nas indústrias. Um dos congressos principais desta terça-feira (25), na Expoville, trouxe a revolução no mundo dos negócios como tema, conduzido por Cezar Taurion, CSO da Redcore e Top Voice Linkedin, e Paulo Sergio dos Santos, diretor de TI (Tecnologia da Informação) da WEG, de Jaraguá do Sul.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Na última semana, a WEG divulgou seu Relatório Anual Integrado, destacando os resultados financeiros da companhia em 2023. Ao todo, são 40 mil colaboradores distribuídos em 52 parques fabris, espalhados por 15 países diferentes. O número que mais chamou atenção, no entanto, foi a receita líquida de R$ 32,5 bilhões, registrando um ano de crescimento. Em entrevista à CBN Joinville, Paulo Sergio destacou o que considera fundamental para a companhia seguir expandindo seus negócios através da inovação e tecnologia.

Veja fotos do painel sobre Inteligência Artificial

— Acho que o segredo está na cultura. Desde o início, os fundadores provocaram a inovação. Essa cultura se espalhou pela liderança, e hoje a WEG está muito atenta ao que o mercado está fazendo e as novas tecnologias que estão surgindo. Tentamos trazer tudo isso no mercado externo para os processos e os produtos da empresa — afirma o diretor.

Continua depois da publicidade

Pilares como sustentabilidade e soluções econômicas de produção também foram temas do congresso. Paulo Sergio Santos destacou que a inovação contínua e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias são primordiais para a WEG seguir alcançando resultados expressivos no futuro.

— Temos soluções de software para monitoramento de ativos, como motores elétricos, transformadores, drives e outros produtos. Lá, aplicamos Inteligência Artificial para entender o comportamento do equipamento e fazer uma predição de falha ou de uma tendência de funcionamento do equipamento —explica o especialista.

Guga Kuerten e futuro da indústria serão destaques 

Para o segundo dia de Expogestão 2024,  nesta quarta-feira (26), a programação prevê uma série de palestras voltadas ao universo corporativo, de gestão e liderança, e um dos momentos mais aguardados é o painel “O futuro da indústria”, com as presenças de Sérgio Carvalho, CEO da Randoncorp, e Otávio Rodacoswiski, vice-presidente da BMW em Araquari. Temas como a transição energética e adaptação dos modelos de negócios às novas tecnologias serão debatidos no auditório principal da Expoville, às 16h40.

Para fechar o segundo dia de evento, sobem ao palco os irmãos Guga e Rafael Kuerten. Na palestra “Muito além das quadras”, serão abordados os bastidores da preparação, das conquistas, das dores, das frustrações, da despedida do esporte e do sucesso fora das quadras do atleta mais vitorioso da história do tênis brasileiro. A programação completa e informações sobre inscrição da Expogestão podem acessadas no site do evento, que encerra na próxima quinta-feira (27), em Joinville.

Continua depois da publicidade

Leia também

Evento que reúne empresários e histórias de sucesso inicia nesta terça-feira em Joinville

Campeões mundiais puxam lista de presenças da 22ª ExpoGestão em Joinville; veja programação

Startup de SC anuncia aquisição de empresa e mudança de nome durante a Expogestão