Tradicionalmente fortes, as categorias de base do Juventude poderão sofrer consideráveis baixas a partir de 2011. A queda para a Série D deverá fazer com que alguns destaques, principalmente aqueles mais próximos da profissionalização, procurem clubes de maior visibilidade. Um exemplo é o zagueiro Gustavo, convocado na semana passada para treinos com a seleção brasileira sub-14, que definirá seu futuro no início do próximo ano.
Continua depois da publicidade
– A base é muito boa. Mesmo sendo rebaixado, o trabalho está sendo muito bom. Temos de pensar. Até o começo do ano que vem vamos conversar com a diretoria – afirmou Seu Gil, pai do garoto.
Empresário de Gustavo e também do volante Léo, outro recém-convocado para a seleção brasileira sub-14, Carlinhos Dameluz trata o assunto em tom diferente.
– Em um primeiro momento, eles não saem. Temos uma parceria e não podemos deixar de ser corretos com o clube em momento algum.
Profissional desde 2009, o volante Gustavo é outro que pode estar de saída. O jogador de 18 anos viajará até o fim do ano para a Itália para conseguir a dupla cidadania.
Continua depois da publicidade
Para a disputa da Série D de 2011, o Juventude apostará ainda mais nas categorias de base. Enxugará a folha de pagamento, dispensando veteranos, e dará oportunidade à garotada já a partir do Gauchão.