A Prefeitura de Florianópolis foi até à Câmara de Vereadores para tentar buscar apoio a medidas para tentar manter as contas em dia, devido à queda na arrecadação. O secretário municipal da Fazenda, Planejamento e Orçamento, André Bazzo, falou nesta terça-feira (24) sobre dois projetos que tramitam no casa e que podem ajudar a situação dos cofres públicos da Capital. Um deles sugere a antecipação do pagamento do IPTU em cota única em três datas, a partir de janeiro. Outra proposta é de um programa de recuperação de crédito, para facilitar a cobrança de contribuintes no município. Ainda dentro do mesmo pacote, existe a ideia da criação de um Tribunal Administrativo Tributário, para julgar dívidas dos contribuintes, como acontece em nível estadual. Ouça na reportagem:

Continua depois da publicidade

No segundo projeto, o município quer autorização para vender dois imóveis públicos – um em Canasvieiras, outro em Cacupé. Com a venda, a Prefeitura estima arrecadar cerca de R$ 30 milhões, dinheiro que vai para o fundo previdenciário dos servidores.

Para o pacote de medidas começar a valer, os projetos ainda precisam passar pelas comissões e, depois, ir para a votação em plenário. Só que não existe prazo pra que isso aconteça. O secretário da Fazenda da Capital alerta que a Prefeitura também depende de repasses da união e do estado para que serviços da área da saúde não fiquem comprometidos a partir do próximo semestre.