Já é Carnaval e o clima de folia toma conta de Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense, onde ocorre neste sábado um dos maiores desfiles de escolas de samba do Estado. Três agremiações disputam o título a partir das 21h30min na avenida XV de Novembro.
Continua depois da publicidade
A primeira a entrar na avenida será a Acadêmicos do Grande Vale, que se apresenta apenas como convidada e não concorre ao troféu. Em seguida, a Aliança, atual campeã do Carnaval, deve falar sobre as bebidas destiladas e o consumo que marca a história da humanidade, através do enredo Tim-Tim.
Os ícones nacionais espalhados pelo mundo, como a cachaça, terão espaço no desfile. A verde e branco deve mostrar que, da mitologia ao comércio, da diversão à religião, os drinques acompanham a história da humanidade. A escola terá a presença do ator Nando Rodrigues, que interpretou o Virgílio na segunda fase da novela Em Família.
Prometendo recuperar o título, a Vale Samba deve misturar samba e teatro para tentar conquistar o lugar mais alto do pódio. O alimento é sagrado no celeiro do carnaval! A Vale planta alegria e vai colher felicidade é o nome do enredo da azul e branco, que deve mostrar como os povos, embora de culturas e épocas diferentes, têm em comum o hábito de alimentar-se.
Já a Unidos do Herval vai mostrar na avenida a arte do comércio, contando como a Havan, principal patrocinadora da agremiação neste ano, comercializa produtos e realiza desejos. Com o enredo Havante, Unidos, Compra Que Eu Vendo Alegria!, a arquitetura tradicional das lojas, os investimentos em decoração natalina e a imensidão de peças oferecidas nos departamentos terão lugar na avenida. A escola confirmou a participação do global Felipe Tito que, em seu mais recente papel na telinha, interpretou o mordomo Wagner, em Amor à Vida.
Continua depois da publicidade
Além do desfile, também está programado o Carnafolia, a festa dos blocos, que se estende até terça-feira e promete reunir cerca de 3 mil pessoas por noite. Nos desfiles, que se repetem na segunda-feira, a expectativa é que mais de 10 mil pessoas assistam aos espetáculos, tanto nas arquibancadas e camarotes quanto espalhados por janelas e sacadas ao longo da avenida.