Uma decisão da Justiça determinou a interdição imediata do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, por causa de problemas estruturais. O despacho do juiz João Carlos Franco, 1ª vara da Comarca de São Francisco do Sul, atende a um pedido do Ministério Público e solicita a interdição das visitas ao museu e também o desligamento de toda a rede de energia elétrica até que seja feita uma manutenção.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Conforme o Poder Judiciário, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) não teria feito a implantação do projeto preventivo de incêndio no Museu do Mar “de maneira a garantir a segurança de visitantes e funcionários, bem como proteger o patrimônio histórico e cultural, como solicitado em Ação Civil Pública ajuizada em 2021”. Ainda segundo a decisão, a FCC também não teria executado demandas como a regularização da edificação e contratação de museólogo.
A ação do Ministério Público aponta também uma série de irregularidades na estrutura do museu e precariedades na conservação do acervo. O promotor Alan Rafael Warsch relata que “o que se pretende evitar com a interdição é que ocorra com o Museu Nacional do Mar a mesma tragédia vivenciada no Museu Nacional no Rio de Janeiro, na noite de 02 de setembro de 2018, onde um incêndio destruiu quase a totalidade do acervo histórico e científico existente, por conta da falta de manutenção adequada e investimentos”.
Procurada pela reportagem da NSC, a FCC comunicou, em nota, que ainda não foi intimada da decisão — mas pretende recorrer. O órgão do governo estadual ressalta que “há um Projeto Preventivo de Incêndio aprovado desde abril deste ano e que, também, há um projeto de revitalização completa do Museu Nacional do Mar em trâmites finais para abertura de licitação, num valor de R$ 20 milhões“.
Continua depois da publicidade
O museu ficou fechado por dois anos durante a pandemia e reabriu as portas em dezembro do ano passado. A grande reforma mencionada pelo governo foi anunciada em agosto de 2021, mas ainda não começou. Dois meses atrás, a maré alta em São Francisco do Sul chegou a destruir um dos decks do museu.
O Museu Nacional do Mar abriga pelo menos 103 embarcações de tamanho natural, 109 modelos, 105 peças de artesanato, mais de 4300 fotos e 500 selos, além de livros, revistas, equipamentos, maquetes, mapas, e cartas náuticas.
Leia também
Ainda que provisório, Joinville volta a contar com calçadão no Centro
Família de SC realiza sonho e adota quatro irmãos biológicos
Bombeiros voluntários de Joinville completam 130 anos de ajuda à comunidade