A prefeitura de Joinville decidiu encerrar o funcionamento da Unidade de Apoio para Atendimento Infantil na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro João Costa a partir deste sábado (29). Conforme a Secretaria de Saúde, a decisão se dá pelo baixo número de atendimentos realizados no local. 

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O serviço foi estabelecido pela prefeitura de Joinville em caráter extraordinário com o objetivo de reduzir a sobrecarga de atendimentos infantis registrados entre as últimas semanas de março e início do mês de abril, especialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul e no Hospital Infantil.

Até esta quinta-feira (27), o serviço registrou 534 atendimentos realizados desde que entrou em operação, no dia 5 de abril. Ou seja, uma média de 35 atendimentos diários, considerando os 15 dias úteis de atendimento da UBSF João Costa, ao longo desse período.

De acordo com a secretária da Saúde, Tânia Eberhardt, o número ficou muito abaixo da capacidade de atendimento oferecida na Unidade.

Continua depois da publicidade

— Nós testamos a abertura de uma Unidade de Apoio para Atendimento Infantil na UBSF João Costa, porém, ela não respondeu às expectativas que o município tinha sobre esse atendimento — afirma. 

Na última segunda-feira (24), durante visita da Comissão de Saúde à UPA Sul, o presidente Cláudio Aragão (MDB) chegou a destacar uma “confusão” gerada pela falta de comunicação entre os gestores

— A coordenadora da UPA Sul não tinha conhecimento do atendimento de emergência [infantil] que o próprio gestor da saúde organizou no posto de saúde do bairro João Costa. E Essa unidade fica a 800 metros da UPA. Isso é pra ver como não tem comunicação. Faltou o quê? Faltou gestão na Saúde de Joinville — sublinhou.

De acordo com a prefeitura, com a desativação da Unidade de Apoio para Atendimento Infantil, os pediatras do local vão retornar aos postos de trabalho originais. Além disso, a comunidade deve buscar atendimento nas unidades mais próximas às suas residências.

Continua depois da publicidade

Leia também

Barra Velha investiga primeira morte de criança por dengue no Estado

Como duas megaoperações anticorrupção prenderam 13 prefeitos e mexeram na política do Norte de SC

VÍDEO: Clínica é destruída por carro desgovernado em Joinville pela segunda vez em 2 meses