Após uma cerimônia religiosa privada realizada ontem na capela do Parlamento britânico, o corpo da ex-primeira-ministra da Grã-Bretranha Margaret Thatcher terá hoje funeral com honras militares. Thatcher morreu no dia 8 de abril, aos 87 anos.
Continua depois da publicidade
A capela permaneceu aberta por várias horas para que os membros da Câmara dos Comuns e os Lordes pudessem dar seus cumprimentos à “Dama de Ferro”, apesar de não ser permitido acesso ao público.
Às 9h locais (6h de Brasília), a cerimônia rumará para a igreja de Saint Clément Danes, na capital britânica.
De lá, começará um cortejo fúnebre rumo à catedral de Saint Paul. Mais de 700 militares, a maioria representantes dos regimentos que combateram na Guerra das Malvinas contra a Argentina, em 1982, participarão da procissão do caixão entre o Parlamento e a catedral, que durará 19 minutos. Oito deles entrarão com o caixão na catedral, onde estarão esperando os mais de 2 mil convidados, liderados pela rainha Elizabeth II e pelo governo britânico.
Após o funeral na Catedral de Saint Paul, o corpo da ex-primeira-ministra será cremado em uma cerimônia particular.
Continua depois da publicidade
Mais de 4 mil policiais farão a segurança. Grupos convocaram protestos em repulsa à polêmica Thatcher e ao alto custo do funeral, que, segundo estimativas da imprensa, pode chegar a 10 milhões de libras. Festas foram organizadas por grupos de mineiros para comemorar a morte da Dama de Ferro, que travou queda com o setor quando quis fechar minas em 1984.