Ansiosa sentada em uma cadeira na entrada do imóvel, dona Alzira Gomes esperava inquieta para poder entrar na sua nova casa. Escolhida para representar os novos moradores do Residencial Tribess, no bairro de mesmo nome, a senhora de 73 anos aguardava para receber as chaves do apartamento C-13.
Continua depois da publicidade
— Já espero por isso faz uns cinco anos pelo menos. Agora vai ser tudo de bom — diz, cheia de alegria, ao contar que vai sair do bairro Nova Esperança e morar com o irmão no apartamento.
Dona Alzira recebeu a chave de casa e logo teve as primeiras visitas no imóvel ainda vazio: o ministro das Cidades Bruno Araújo, o prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes, o senador Dalírio Beber, representantes da Caixa Econômica Federal e outras autoridades que marcaram presença na entrega do novo residencial do programa Minha Casa Minha Vida em Blumenau.
Com 100 apartamentos, o condomínio na Rua Hermann Tribess teve o contrato assinado em 2013 e foi entregue oficialmente nesta quinta-feira. A partir de agora, todos os futuros moradores — já selecionados pela Caixa — começam a se mudar para os apartamentos a partir de um cronograma definido.
Na cerimônia, movimentada pela presença do ministro, foi destacada a estrutura e a localização do condomínio, que ganhou uma praça logo em frente e algumas melhorias no trânsito na região, como a instalação de lombadas eletrônicas. Com mais áreas de lazer e um número menor de moradores, é um residencial nos novos moldes que a Caixa quer adotar pelo Brasil.
Continua depois da publicidade
O Residencial Tribess é, também, o segundo em Blumenau a participar de um programa técnico e social com os futuros moradores. As famílias selecionadas participaram de uma preparação com assistentes sociais e psicólogos desde o ano passado, e vão receber apoio pelos próximos meses também.
Ministro confirmou recursos federais para Blumenau
Como já era esperado, o ministro das Cidades Bruno Araújo aproveitou a visita em Blumenau para confirmar a presença da cidade em um pacote recursos federais do programa Avançar Cidades, uma linha de crédito que prevê investimentos em obras de saneamento e mobilidade urbana.
Com carência de quatro anos e 20 anos para que os municípios paguem, com juros de 6% ao ano, o programa é considerado um dos melhores financiamentos para os municípios atualmente. Pelo tamanho da cidade, Blumenau pode receber um teto de R$ 50 milhões através do programa, valor que o prefeito Napoleão Bernardes espera conseguir. Em sua fala, o ministro não confirmou a quantia que será destinada.
— Temos uma série de projetos apresentados no pacote de obras de mobilidade começo do ano. Vamos selecionar alguns e encaminhar para o governo analisar, ainda não dá para dizer quais serão beneficiados — disse o prefeito.
Continua depois da publicidade