Em 2017 o mundo dos games mudou com o anúncio da chegada do PlayerUnknown’s Battlegrounds, ou somente PUBG como é conhecido. Do gênero Battle Royale, é um jogo eletrônico multiplayer desenvolvido pela PUBG Studios, já o PUBG Mobile foi desenvolvido pela Tencent Games. Atualmente, o PUBG está disponível para PC, Xbox One, Play Station 4, Android e iOS.
Continua depois da publicidade
Players, it’s our turn to level up! PUBG MOBILE just hit 1 billion downloads worldwide! Stay tuned for an awesome new update #pubgm1Billion pic.twitter.com/0XotZfblqM
— PUBG MOBILE (@PUBGMOBILE) March 22, 2021
Em março deste ano, o PUBG Mobile bateu a marca de 1 bilhão de downloads em todo o mundo. No ano de 2020, o jogo obteve 70 milhões de jogadores ativos diariamente durante o período de atividade antes da China proibir o jogo no país. Um ano antes, em 2019, o Brasil recebia o PUBG Mobile Lite, com um tamanho reduzido e gráficos mais simples, o jogo tinha objetivo de atender o público com celulares de menor desempenho.
O número de jogadores na versão Lite também diminuiu, ao invés de 100, eram 40. Além de ganhar uma funcionalidade de aperfeiçoamento de mira em dispositivos que continham redes de internet mais lentas. Os gráficos e efeitos sonoros pareciam muito com a versão normal do PUBG Mobile, porém, foram otimizadas para ganhar desempenho.
Como o jogo funciona?
O PUBG Mobile funciona de uma maneira muito parecida com o PUBG para PC ou consoles. Basicamente, o jogo é constituído de até 100 jogadores que saltam de um avião portando um paraquedas com objetivo de encontrar armas e equipamentos e eliminar os adversários. Há todo um planejamento e estratégia para que você tenha sucesso nas quedas, cair em determinados lugares com chances de encontrar mais equipamentos e armas pode ser o caminho certo.
Continua depois da publicidade

Com o passar do tempo, uma zona segura irá aparecer no mapa, em forma de uma circunferência. Essa zona segura como o nome já diz, é uma zona na qual o jogador estará seguro em relação ao gás. Esse gás estará fechando o espaço no mapa e afunilando os jogadores para essa zona segura. Se caso você cair muito longe da zona, não perca muito tempo encontrando equipamentos pois o gás pode eliminar um jogador se ficar exposto muito tempo. Ao desenrolar do jogo, essa zona segura vai ficando menor e os confrontos contra outras equipes acontecem com mais frequência. A partida vai terminar com a última equipe que conseguir permanecer viva.
Equipamentos e armamentos
Há alguns equipamentos essenciais para o jogador, seja de defesa ou de recuperação de vida, ajudando na sobrevivência. Vamos saber um pouco mais sobre o capacete, mochila, colete e kits médicos.
· Capacete: os capacetes são de extrema importância para a sobrevivência, caso o jogador receba um tiro em sua cabeça, dependendo do nível do capacete, ele ajudará. Os níveis de proteção são 1, 2 e 3, sempre que você encontrar um nível melhor do atual, faça a substituição.
· Mochila: da mesma maneira que o capacete, a mochila também tem os níveis 1, 2 e 3, com isso, quanto maior a mochila, mais itens você consegue armazenar dentro dela. É muito importante ter sempre espaço na mochila, mais ainda quando você se aproxima do final do jogo.
Continua depois da publicidade
· Colete: funciona da mesma maneira que o capacete, existem os níveis de proteção 1, 2 e 3, conforme mais alto o nível, mais proteção você terá
contra os disparos dos inimigos. Caso encontre um nível 3, faça a substituição, assim, estará melhor protegido.
· Kits Médicos: caso você fique ferido numa batalha, o kit médico é a melhor maneira de recompor sua vida, com isso, sempre tenha alguns em sua mochila. Para aplicar o kit, leva algum tempo, então procure uma cobertura ou local seguro para efetuar a aplicação.
Os armamentos são de extrema importância em um Battle Royale, com isso, separamos algumas classes das armas existentes no PUBG, vamos saber mais sobre elas.
Continua depois da publicidade
· Corpo a Corpo: esse é um recurso para eliminar algum inimigo distraído ou sem chamar atenção. A frigideira é a arma mais famosa dessa classe, além de fazer eliminações, ela serve de escudo para tiros nas costas.
· Explosivos: são quatro explosivos, a granada de fragmentação, atordoamento, fumaça e a incendiária (molotov). São úteis em determinadas situações de jogo, uma invasão em uma casa ou proteção em um lugar aberto do mapa.
· Pistolas: é a arma de curta distância que é utilizada normalmente em combates iniciais. Tendo pouca eficiência contra os inimigos, use-as somente em situações de emergência quando não houver munição em sua arma primária, ou estiver portando somente a pistola.
· Escopetas: as escopetas são ótimas armas a curta distância, onde o alto dano num curto espaço pode ser letal. Porém, em médias e longas distâncias ela se torna uma arma inútil.
Continua depois da publicidade
· Submetralhadora: com uma boa cadência de tiro, as submetralhadoras podem ser usadas a curta e média distância. Utilizar uma dessas como arma secundária é bom e recomendado.
· Rifles de Assalto: a versatilidade dos rifles de assalto é um grande ponto a favor, tanto para médio e longo alcance, essas armas tem um grande poder de fogo. Adicionando miras nas configurações, elas ganham ainda mais força, fazendo com que fique uma arma completa.
· Snipers ou DMR: essas são armas para quem gosta combate de longa distância. Você consegue abater inimigos de uma distância considerável, e as vezes sem ser identificado, por outro lado, em distâncias curtas, essas armas são péssimas e irão te deixar na mão.

Com essas dicas de armamentos e equipamentos você consegue ter uma base de como iniciar uma partida no PUBG Mobile. Lembrando que o PUBG Mobile está presente no Torneio Universitário de eSports e ainda de quebra terá R$ 20 mil reais de premiação para as equipes. Para a região Sul, os jogos acontecem nos dias 06 e 07 de outubro para o torneio 1 e 27 e 28 de outubro para o torneio 2.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Conheça Leonardo “Pluz” Vieira – Jogador de League of Legends da AATIF
Jogo feito em Florianópolis ganha destaque em premiação internacional de games