A prefeitura de Blumenau encaminhou um projeto de lei à Câmara de Vereadores para reajustar a taxa de lixo. A decisão de pedir aumento do preço do serviço foi tomada depois que um estudo feito pelo Samae apontou que há prejuízo desde 2004. O valor do déficit chega a quase R$ 36 milhões.

Continua depois da publicidade

Em conversa com a imprensa na manhã desta sexta-feira, técnicos do Samae relataram que o prejuízo é de R$ 3,5 milhões todos os meses. Para cobrir o déficit, parte do valor que era cobrado pelo abastecimento de água era repassado para cobrir a despesa com a coleta de lixo. Com isso, não havia possibilidades de investimento nos dois setores.

O problema já era conhecido de gestões anteriores, mas um estudo mais aprofundado, feito neste ano, mostrou o problema mais claramente. A intenção do Executivo é que o projeto de lei seja votado ainda neste ano, antes do recesso, para que o reajuste passe a valer já em janeiro.

Ainda nesta sexta-feira, haverá uma conversa com os vereadores para apresentar a urgência de se votar o projeto o quanto antes. O percentual de aumento do valor da taxa de lixo varia de imóvel por imóvel, de acordo com o consumo de água e a quantidade de vezes que o caminhão passa na rua para o recolhimento dos resíduos.

Continua depois da publicidade