Há quem ame, há quem odeie. Seja qual for o seu lado, é inegável que os filmes dublados têm ganhado cada vez mais espaço nas salas de cinema. Basta olhar a programação em Santa Catarina nesta semana: em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, por exemplo, os dois filmes em cartaz (sem considerar nacionais e animações) são dublados. A situação é a mesma no Arcoplex Cinemas de Blumenau, Balneário Camboriú, Palhoça e São José: dos três filmes adultos e estrangeiros disponíveis na rede apenas um é oferecido na versão legendada.

Continua depois da publicidade

Mário Pintado, diretor da rede Arcoplex, explica que a indústria começou a perceber a preferência do público. Mas segundo ele, a questão tem mais a ver com o fato de que muitas salas de cinema brasileiras ainda não são digitais. Com os filmes gravados em película fotográfica de 35mm, as redes precisam escolher entre a cópia dublada ou legendada.

– O que muda no futuro é que vamos ter os cinemas 100% digitalizados. As distribuidoras terão em um só disco o filme original, dublado e legendado, ou seja, a oferta será mais equilibrada – prevê.

::: Opinião: “A palavra-chave é opção”

Continua depois da publicidade

Outra grande rede de cinemas em Santa Catarina, o Cinépolis afirma que 90% do público procura por filmes dublados. De acordo com Márcio Dias, gerente de conjunto, as distribuidoras repassam os títulos de acordo com a predileção de cada região atendida.

LEIA MAIS:

::: Especialistas avaliam preferência do público pelos dublados como tendência cultural e mercadológica

::: Redes de cinema de SC explicam tendência pelos filmes dublados