Os catarinenses pretendem gastar menos do que no ano passado com a páscoa. O dado foi revelado pela Pesquisa Fecomércio de Intenção de Compras que apontou também que os consumidores estão priorizando a economia. A determinação faz com que os 67% dos consumidores planejem abrir mão de comprar o tradicional ovo de páscoa optando por chocolate em outros formatos. A maior parte das compras terá como diferencial as promoções (34%) e os preços (33%).
Continua depois da publicidade
Aprenda a escolher seu ovo de chocolate nesta Páscoa
Valor do ovos de Páscoa pode variar até 40% entre supermercados de Blumenau
A pesquisa deixa claro que os catarinenses estão buscando economia mesmo com a melhora na situação financeira das famílias. Em Santa Catarina os consumidores devem gastar em média R$ 114,00 por pessoa, valor quase R$ 20,00 menor do que em 2011. Chapecó tem a maior intenção de gasto do Estado, com R$ 145,63. Em seguida ficaram Lages, com R$ 128,51; Florianópolis, com R$ 114,67; Blumenau, com R$ 104,34; Joinville, com R$ 102,63; e Criciúma, com R$ 96,85.
Continua depois da publicidade
A Pesquisa Fecomércio registrou melhora ou estabilidade na renda familiar nos últimos 12 meses de boa parte das famílias. Declararam-se em situação superior 53% dos chapecoenses, 40% dos blumenauenses, 49% dos lageanos, e 47% dos criciumenses. Estão em situação estável 52% dos joinvillenses e 48% dos florianopolitanos.
A maior parte também pretende pagar as compras de páscoa com dinheiro, 65,5%, seguido pelas opções à vista no cartão de crédito (17,2%), à vista no cartão de débito (14%), parcelado no cartão de crédito (12,7%), e 5,2% parcelado no crediário.
Entre os entrevistados, 65% afirmaram que realizarão busca de preços antes de fazer compras. O consumidor vai priorizar o preço à comprar com antecedência. Isso vale para 67% dos consumidores em Lages e Criciúma; 66% em Chapecó e Florianópolis; e 64% em Joinville e Blumenau.
Continua depois da publicidade
Só quero chocolate
A maior parte dos consumidores, 72%, também não pretende comprar outros tipos de presentes. Outros 15% vão substituir o chocolate por outras lembranças e 9% comprarão o chocolate e mais algum outro presente, que em geral fica em itens de vestuário e calçados (37%) e brinquedos (22%).