Com a Passarela da Barra a prefeitura pretende dar uma nova cara ao bairro da Barra, atraindo turistas e buscando o desenvolvimento sem perder as raízes da região, de onde vem a origem de Balneário Camboriú. Para reforçar essa identidade local e cultural, um complexo com Mercado Público, Mercado do Peixe e Carreira do Pescador será erguido em três terrenos próximos à Capela de Santo Amaro.

Continua depois da publicidade

A prefeitura já solicitou avaliação dos valores com perito judicial e pretende desapropriar os imóveis em breve. A ideia é que na inauguração da passarela já seja apresentado o projeto dos mercados pronto, se possível com a licitação encaminhada. Um esboço prévio estima altura de 10 a 12 metros para os prédios, com térreo e mezanino, dependendo do trecho, e arquitetura que mistura o antigo e o moderno.

E o planejamento vai além, com a intenção de levar crescimento a toda a região das praias agrestes. Inclui um deck flutuante, a construção de um píer turístico para receber navios transatlânticos e incentivos fiscais a moradores e comerciantes que construírem ou alterarem as fachadas de suas casas e estabelecimentos voltando as edificações para o rio, seguindo ainda uma linha arquitetônica que valorize a cultura da Barra.

Continua depois da publicidade