Clubes vinculados à Conmebol assinaram a criação da Liga Sul-Americana de Clubes de Futebol. Dirigentes se reuniram em Buenos Aires para discutir questões de interesse comum e definiram pontos de contestação junto à confederação continental. Pela dupla Gre-Nal, estavam o presidente gremista, Romildo Bolzan Jr., e o vice-presidente jurídico colorado, Giovani Gazen.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Racing busca empate em 2 a 2 com o Puebla fora de casa

Calleri dá toque de classe, e São Paulo empata com César Vallejo

Continua depois da publicidade

Conmebol aumenta premiação e abre mão de taxa da renda dos jogos

Confira o comunicado emitido pela Liga:

“Os clubes de futebol da América do Sul, os verdadeiros protagonistas do futebol no continente, estão unidos em um projeto de mudança e modernização da gestão do futebol. Não é aceitável que os clubes sejam deixados de fora das decisões que os afetam no âmbito das competições organizadas pela Conmebol.

Queremos saber, em detalhes, quanto arrecada e quanto gasta a Conmebol, onde esses fundos são investidos, como os contratos foram negociados e como a confederação é administrada. A Conmebol precisa iniciar urgentemente um processo de ampla reforma e os clubes devem participar ativamente neste processo.

Queremos que todos aqueles que de alguma maneira se aproveitaram ilicitamente do futebol para enriquecimento pessoal sejam fortemente punidos e banidos do futebol. Queremos que todos aqueles que estão envolvidos nos escândalos do futebol e que ainda permanecem na Conmebol e Federações nacionais tenham a dignidade de se retirar.

Continua depois da publicidade

A união dos clubes de 10 países do continente é o primeiro passo para a mudança. Estamos cientes das nossas responsabilidades para com os torcedores de futebol e trabalharemos incansavelmente para criar um ambiente moderno, transparente e ético.

Liga Sul-Americana de Clubes de Futebol”

Lista de clubes com representantes na reunião:

Argentina — River Plate, San Lorenzo, Independiente, Boca Juniors;

Bolívia — Bolívar, The Strongest;

Brasil — Grêmio, Inter, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Atlético-MG, Santos;

Chile — Universidad de Chile, Universidad Católica, Colo-Colo;

Colômbia — América de Cali, Millonarios, Independiente Medellín;

Equador — LDU, Emelec, Barcelona-EQU, Independiente del Valle;

Paraguai — Olimpia, Libertad, Guaraní, Cerro Porteño;

Peru — Sporting Cristal, Melgar

Uruguai — Peñarol, Nacional, River Plate-URU

Venezuela — Caracas

*ZHESPORTES