Escolher qual das 23 praias de Governador Celso Ramos é a mais bela não é fácil, mas a Armação da Piedade é uma das poucas da cidade que parece intocável. A menor praia para a construção da armação baleeira em 1743, hoje é um grande paraíso do descanso e da tranquilidade. A paisagem é bucólica, os galpões e as casas de madeira dos pescadores ainda não foram trocadas por condomínios de luxo.

Continua depois da publicidade

A vida no local é pacata como a água do mar. As crianças brincam sem medo no meio da rua e na beira da água. Os pais conversam despreocupados. Os vizinhos se cumprimentam e aos sábados a comunidade costuma participar das missas na Igreja Nossa Senhora da Piedade – construída em 1738 e considerada a primeira igreja edificada em Santa Catarina.

João Alberto Fagundes, 59 anos, é um pescador de vida simples, mas que mora em uma casa de frente para o mar. Ele nasceu na comunidade e é neto de Francisco Fagundes, que dá nome à rua onde mora. Seus pais, Abelardo Fagundes, 94, e Lindalva Fagundes, 85, seus nove irmãos, esposa, dois filhos e um neto também moram no mesmo local. A família leva uma vida simples, com base na pescaria e no comércio e dizem ser muito felizes assim, longe de congestionamentos, criminalidade e algazarras. A rotina se dá nos poucos quilômetros de extensão da baía, pescando camarão, arrumando a tarrafa de pesca, observando os netos atirando pedras no mar como brincadeira preferida.

– A praia não mudou muito porque aqui só mora nativo e ninguém quer vender as terras. Não temos prédios, nem nada disso ainda e espero que continue assim – diz.

Continua depois da publicidade

João Alberto Fagundes, 59 anos, é um pescador de vida

simples, mas que mora em uma casa de frente para o mar

Foto: Daniel Conzi / Agência RBS

Armação da Piedade

Onde: Governador Celso Ramos, 48 km de Florianópolis

Como chegar: quem vem do Sul entra no km 180 ou 183 da BR -101 e segue pela Rodovia SC-410. Quem vem do Norte deve entrar à direita no km 180 da BR-101 e, logo após, à esquerda por baixo do viaduto

Boa para: com águas calmas é indicada para o banho de mar

Praia do Magalhães é limpa e escondida

Muito diferente de tantas outras praias, a do Magalhães é um local para quem não se importante em rodar bastante até encontrar o endereço. Se encontrar, vale muito a pena. Ela integra a lista das 12 praias mais limpas do Estado. Em 10 anos de monitoramento, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) não verificou nenhum ponto impróprio para banho. No total, o órgão fiscaliza 194 pontos em SC semanalmente de novembro a março e uma vez por mês, nos outros meses do ano. Ou seja, passar ileso, sem nenhum problema é uma raridade.

O motivo pode estar na localização. Ela é uma praia onde ” chega quem conhece”. O lugar é pequeno, o acesso é discreto e é repleta de pescadores. Com aproximadamente um quilômetro de extensão, Magalhães é uma praia de águas claras e faixa de areia grossa e pesada. É muito profunda, mas o mar é calmo e atrai banhistas.

Continua depois da publicidade

Praia do Magalhães é uma das mais limpas de SC

Foto: Guto Kuerten / Agência RBS

Onde: Governador Celso Ramos, a 48 km de Florianópolis

Como chegar: pelo mesmo caminho da Armação da Piedade. Em Governador Celso Ramos é preciso acessar a rodovia SC-409, que não é pavimentada.

Boa para: banho de mar extremamente limpo