Num disputado segundo debate transmitido ao vivo pela TV americana, o presidente Barack Obama e o candidato republicano, Mitt Romney, protagonizaram ontem o duelo mais interessante da corrida à Casa Branca este ano.

Continua depois da publicidade

Depois de uma performance considerada fraca no primeiro confronto, dia 3 de outubro, em Denver, no Colorado, o presidente se mostrou mais combativo perante o adversário, a quem chamou de instrumento dos ricos e da indústria do petróleo.

Faltando apenas três semanas para a eleição, pesquisas de opinião de diversos institutos sugerem que a corrida presidencial está extremamente acirrada.

Usando terno escuro e gravata vermelha, Obama e o ex-governador de Massachusetts, usando terno também escuro e gravata azul com listras, entraram no cenário especialmente preparado para o debate às 21h (22h no horário de Brasília) na Universidade Hofstra, em Hempstead (Estado de Nova York). Num formato distinto do primeiro, os dois candidatos subiram ao palco de um auditório com 82 eleitores indecisos que faziam as perguntas. A moderadora, Candy Crowley, âncora da rede CNN, precisou chamar Obama e Romney à ordem nos momentos mais tensos do programa.

– O governador Romney diz que tem um plano de cinco pontos. Ele não tem um plano de cinco pontos. Ele tem um plano de um ponto, e este é assegurar que aqueles que estão no topo entrem no jogo com regras diferentes. Esta tem sido sua filosofia no setor privado, esta tem sido sua filosofia como governador e esta tem sido sua filosofia como candidato à presidência. Você pode mandar empregos para fora do país e conseguir redução de impostos por isso – atacou.

Continua depois da publicidade

Mediadora interrompeu ambos os candidatos

Respondendo com presteza aos comentários de Romney, olhando-o nos olhos, Obama defendeu seu plano de energia limpa e declarou:

– O dele é deixar as companhias de petróleo ditarem a política energética.

Romney discutiu com a moderadora do debate ao insistir em ter a última palavra sobre política energética, depois de Obama interromper uma de suas perguntas. O republicano acusou Obama de não apresentar o projeto de reforma migratória prometido durante a campanha de 2008:

– Quando o presidente se apresentou como candidato, disse que traria em seu primeiro ano de mandato uma legislação para reformar nosso sistema migratório, proteger a imigração legal, deter a imigração ilegal.

Obama reagiu afirmando que tentou promover a reforma migratória, mas se chocou com a oposição republicana no Congresso.

Continua depois da publicidade

O debate foi pontuado por interrupções de parte a parte. Os dois se acusaram de desonestidade enquanto tratavam de temas tão diversos como criação de emprego e segurança de embaixadas americanas. Obama disse que o adversário tenta cortar impostos somente dos ricos, enquanto Romney insiste que seu plano de reduzir tributos em 20% beneficiaria, sobretudo, a classe média.

Em seu discurso final, estrategicamente, Obama usou o argumento contra Romney, de que ele não se importava com os 47% da população que não pagavam imposto de renda. Como não havia mais tempo, o republicano não pôde responder.