Nem sempre um produto que sai de linha é ruim. Este é o caso do Toyota Yaris, em versões hatch e sedã, que se despede do mercado. O principal motivo é a chegada do SUV compacto Yaris Cross, que começa a ser produzido em Sorocaba (SP).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Além disso, o perfil dos consumidores vem mudando e a demanda por SUVs é muito maior do que hatches e sedãs, que também são segmentos competitivos, com muitas opções no mercado.
Por fim, ambos necessitavam de uma atualização, após seis anos de mercado e poucas mudanças, e muito provavelmente o investimento em renovações não valeriam a pena para a Toyota, incluindo a motorização já ultrapassada.
Veja fotos do Yaris
Continua depois da publicidade
Mercado de usados
A boa notícia para quem possui ou se interessa pelos modelos compactos é que ambos têm boa reputação no mercado de usados. A desvalorização depende da versão e configuração.
Nos modelos 2023, por exemplo, sedã e hatch se equiparam na desvalorização: enquanto o hatch e sedã de entrada XL tiveram média de -17%, as versões mais equipadas XLS depreciaram por volta de -23%.
Ao comparar versões 2019, a desvalorização é maior no hatch XLS (-61%) versus -40% na XL. Já o sedã ficou em -28,7% (XL) e -39,5% no mais equipado (XLS).
Com pouco tempo de uso, as versões mais caras são mais depreciadas. Então, ideal se for ficar pouco tempo com o carro, apostar em versões mais baratas. Quanto mais usados ficam, o hatch tem maior desvalorização.
Continua depois da publicidade
Reclamações mais comuns
As principais queixas de donos de Yaris é que ele não tem um comportamento dinâmico empolgante (gera até 110 cavalos com motor 1.5 e câmbio CVT), ao mesmo tempo não é tão econômico no uso urbano.
O multimídia de modelos anteriores a 2019 requerem atualização, o que nem sempre está disponível e tem custo elevado nas concessionárias (acima de R$ 1,5 mil). No acabamento, o revestimento do volante sofre com desgaste prematuro e pode descascar. A ausência de ajuste de profundidade no volante também é alvo de queixa de muitos donos.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial.
Leia mais
Gigante do automóvel lança nova van elétrica no Brasil com parceria catarinense
De inteligência artificial a transações online: cinco tendências na compra dos carros novos