Dessa vez não há jogadores dos EUA no elenco ou então um protagonista. À beira de quadra, o espaço que antes era comandado por Sérgio Carneiro, o Serjão, será preenchido por um nome até então desconhecido: Rodrigo Galego. Dos adversários do ano passado, apenas o duelo com Brusque será reeditado e as dificuldades financeiras deram lugar à estabilidade. São várias as mudanças que o basquete masculino de Blumenau terá pela frente neste início da Liga Ouro e como consequência para a temporada 2018.
Continua depois da publicidade
O clima é de otimismo. Com atletas escolhidos a dedo pela comissão técnica e a manutenção de boa parte do elenco do último ano, os ares de confiança tomam conta. Com seis semanas de preparação, o time está no mesmo patamar de adversários tradicionais como o Corinthians, Macaé-RJ e São José-SP, o que anima a diretoria quanto a um possível acesso. A trajetória será mais árdua em comparação a 2017. Com nove times na disputa, a competição dará apenas uma vaga à elite do basquete masculino brasileiro e promete ser dura.
É justamente nesse equilíbrio que os responsáveis pelo basquete masculino de Blumenau depositam a esperança de retornar à principal competição da bola laranja no país. Segundo Serjão, o que pode ser um diferencial é o fato de que os blumenauenses tiveram mais organização em comparação aos demais – tanto na montagem do elenco quanto na própria questão financeira. Embora tenha mantido o patamar orçamentário de 2017, a equipe se planejou com mais antecedência neste ano, o que a colocou um degrau acima de outros adversários, na avaliação do dirigente.
– Nós já sabíamos com antecedência que iríamos disputar a Liga Ouro e também tínhamos conhecimento de quanto poderíamos gastar, o que facilitou a nossa organização. Priorizamos um grupo que tenha condições de estar conosco durante todo o ano, do Estadual aos Jogos Abertos, mas ainda não descartamos mais algumas contratações – destaca Serjão, que segue como presidente da Associação de Pais e Amigos do Basquete de Blumenau (Apab).
Em quadra, Rodrigo Galego admite que há condições de começar a Liga Ouro com um ritmo mais intenso do que os adversários. A preparação física e a quantidade de jogos em um período muito curto serão, na opinião do treinador, cruciais principalmente durante o primeiro turno do campeonato.
Continua depois da publicidade
Serviço
Blumenau x Búfalos-DF, pela Liga Ouro
Quando: hoje, às 20h15min
Onde: Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão
Quanto: R$ 10 (meia-entrada para estudantes e maiores de 60 anos)
Confira os jogos de Blumenau no primeiro turno:
Hoje – Búfalos-DF (C)
1/3 – Cerrado-DF (C)
8/3 – São José-SP (F)
10/3 – Corinthians (F)
13/3 – Brusque (F)
19/3 – Londrina (C)
24/3 – Macaé-RJ (F)
26/3 – Unifacisa-PB (F)