O novo posto de emissão de passaportes da Polícia Federal (PF) entrou em operação nesta segunda-feira (23) no andar térreo do Floripa Shopping, em Florianópolis. Em agosto, 4,7 mil passaportes foram emitidos na Capital, mas o objetivo é chegar a 20 mil ao mês.

Continua depois da publicidade

Conforme o delegado regional executivo da PF de Santa Catarina, Guilherme Biagi, o aumento no número de pessoas atendidas, além da facilidade de acesso para o usuário, foram critérios usados para instalação no local.

— Hoje, a fila de espera é de aproximadamente 20 dias e a abertura do posto com o dobro da capacidade por dia, deve trazer essa fila para menos de uma semana. O ideal é que a fila de espera seja de três dias — explicou.

O atendimento precisa ser agendado no site da Polícia Federal. Também é necessário pagamento de uma taxa, que para o passaporte comum é de R$ 257,25.

Depois de pronto, para retirar o documento, o usuário deve ir ao posto entre 10h e 12h e das 14h às 17h, como detalha Guilheme Biagi.

Continua depois da publicidade

– Preenche-se uma guia no site, imprime-se a guia, faz-se o pagamento, depois disso abre o agendamento – afirmou.

No posto, é necessário apresentar documentos de identificação, comprovante de quitação eleitoral. Todas as exigências documentais constam no site da Polícia Federal.

Até o dia 11 de outubro, quem teve o primeiro atendimento na sede da Polícia Federal na Avenida Beira-mar Norte pode retirar o passaporte lá. Depois desta data, só no Floripa Shopping.

Este é o primeiro posto de emissão do estado instalado em shopping. Em outras cidades do país o padrão já é adotado.

Continua depois da publicidade