Facilmente relegados no ranking da decoração da casa, os banheiros mudaram de patamar. As antigas casas de banho encolheram e renovaram sua composição, mas ganharam em criatividade.
Continua depois da publicidade
E não foi só a forma que ganhou nova cara. Internamente, os tons delicados das louças e os desenhos românticos dos azulejos diminutos foram trocados por revestimentos – quando há – que medem nunca menos de 60cm x 60cm, metais de linhas retas e louças arrojadas. Tudo isso, aliado à iluminação repensada e toques inusitados, hoje dá vida a banheiros modernos e cheios de personalidade. Confira abaixo seis projetos selecionados que concentram ao menos algumas das características citadas acima.
Cuba de mármore
Realizar uma reforma de qualidade com custo controlado, então, o desafio é ainda maior. Bem sabem Marta Peixoto e Thiago Barella, do escritório Marta Peixoto Arquitetura, que renovaram um banheiro de sete metros quadrados e ainda conseguiram dar toque de sofisticação e contemporaneidade buscando soluções alternativas.
Para instalar uma cuba com válvula oculta, desejo da proprietária, mas que não fosse cara, a solução dada pela dupla de autores para reformar este banheiro de sete metros quadrados foi uma peça inteiramente em mármore branco – 50cm x 35cm – que saiu por R$ 510 (foto no alto), valor inferior às cubas similares comercializadas no mercado.
Continua depois da publicidade
A repaginação no ambiente foi total, incluiu renovação de revestimentos, cores, louças e metais, com exceção do piso em mármore branco dentro do box, que havia sido instalado anteriormente e que foi mantido pelos autores.
A ousadia do tom grafite
Dentro de uma proposta cênica, mas não menos funcional, a arquiteta Carol Silveira criou um lavabo de tons escuros e com parede de seixos normalmente utilizados em jardim para criar um lavabo arrojado.
Como o casal proprietário deste apartamento não pretende ter filhos, a arquiteta transformou o banheiro pré-existente em um lavabo social com 2,88 metros quadrados. Para seguir a “pegada” ousada solicitada, ela pintou o forro de gesso em grafite e aplicou papel de parede violeta com imagens de prédio refletidas na água que remetem à urbe nova-iorquina (abaixo).
Clique sobre as imagens para vê-las em tamanho ampliado:

O clima teatral é composto pela iluminação pontual à base de dicróicas e LEDs. Observe a cuba multiuso em destaque na bancada que recebeu pintura em laca grafite alto-brilho
Continua depois da publicidade
Jeito antigo, cor nova
A pia vintage azul-bebê com pedestal original dos anos 1950 do apartamento de um familiar da arquiteta Marta Peixoto seria facilmente descartada nos dias de hoje. A profissional, ao contrário, resolveu reaproveitá-la na própria casa, porém com roupagem contemporânea. Para isso, mandou pintar a peça inteira com tinta epóxi – impermeável e lavável – preta (abaixo).

Avessa a revestimento cerâmico nas paredes, a arquiteta utilizou ainda a mesma tinta – incluindo a cor branca – nas paredes do box e do restante do ambiente, garantindo ainda mais amplitude, em função da ausência de juntas para o ambiente de 2,5 metros quadrados de área.
– Eu sou partidária de utilizar algumas peças antigas porque elas têm um desenho bacana e eu gosto disso. Claro que a ideia é dar apenas um toque e não fazer um banheiro totalmente datado – explica a profissional.
Da ferragem para o banheiro
Para reduzir o custo no lavabo de 2,95 metros quadrados do próprio apartamento, a arquiteta Luana Fernandes, da Arquitetando Ideias, buscou solução em uma ferragem: balde de latão, cano de PVC e torneira de jardim.
Continua depois da publicidade

Aliados à mesa de madeira de demolição e à porta verde-limão, os materiais dão vida a um espaço descontraído. A iluminação fica a cargo do refletor cinza alimentado por lâmpadas fluorescentes.
Luz inusitada gera refinamento
Para um ar sofisticado e diferenciado, a engenheira civil e designer de interiores Lisiane Scardoelli e a arquiteta Viviane Maglia, do Studio LiVi Arquitetura & Design, sugeriram bancada retroiluminada e box espelhado (abaixo) para este banheiro de 2,92 metros quadrados, utilizado por duas adolescentes.

Como o espaço também funciona como lavabo para visitas, o armário superior, extenso e com portas espelhadas, organiza objetos e não deixa nada à mostra.
Azulejos pintados à mão
A reforma neste apartamento foi a oportunidade para instalar um lavabo social . O desafio de Karen e Klaus Tiede, da Tiede Arquitetos, foi conduzir a tubulação hidráulica até lá. O encanamento percorreu 17m pelo rebaixo de gesso no teto, cruzando parte da morada. O cano de esgoto chegou por meio de ligação até à rede existente em outro banheiro situado atrás.
Continua depois da publicidade

Na ambientação, o espaço de 2,5 metros quadrados é em azul e branco, cores dos azulejos pintados à mão, trazidos pela moradora da Holanda e destacados no espelho (acima).
– A exigência era criar em cima das cores delicadas dessas peças para um ambiente personalizado – explica Karen.