Em uma final dominada por brasileiros, Filipe Toledo confirmou seu favoritismo, bateu o novato Italo Ferreira e conquistou a etapa de Peniche, em Portugal, nesta sexta-feira. Esse é o terceiro título de Filipinho na temporada – venceu em Gold Coast (AUS) e no Rio de Janeiro (BRA). Com a vitória, o brasileiro também se credenciou a brigar pelo título mundial do campeonato em Pipeline, no Havaí.

Continua depois da publicidade

VÍDEO: com tubo quase perfeito, Italo Ferreira elimina Medina em Portugal

Em grande estilo, Italo Ferreira brigou até o fim em sua primeira final na elite. O potiguar é considerado uma das revelação do Circuito Mundial de Surfe em 2015. Esse é o primeiro ano do brasileiro de 21 anos entre os melhores surfistas do mundo.

A FINAL

Logo em sua segunda onda na decisão, Filipinho aplicou um aéreo de forma perfeita, arrancou uma nota 10 dos juízes e com mais um 7.83, levou o título do penúltimo evento do ano. Italo bem que tentou. Após um aéreo, conseguiu um 9.93 dos jurados, mas não virou o placar dominado por Toledo desde o início.

Continua depois da publicidade

Placar final: Filipe Toledo (BRA) 17.83 x 17.13 Italo Ferreira (BRA)

Surfista desaparece após buscar ondas de quase 10 metros no Havaí

Toledo venceu todas as finais que disputou neste ano – Gold Coast, Rio de Janeiro e Peniche. E em todas, tirou ao menos uma nota 10.

Com a vitória, Filipinho embolou o topo do ranking mundial de surfe. O brasileiro alcançou os 49.700 pontos e está atrás, apenas, do australiano Mick Fanning que possui 49.900 pontos. Mineirinho caiu para a terceira posição, com 49.450 pontos. Gabriel Medina ocupa a quarta colocação com 45.350 pontos. O também australiano Owen Wright é o quinto com 43.600 pontos. Todos possuem chances de título.

A última etapa da temporada acontece de 8 a 20 de dezembro em Pipeline, no Havaí.

Confira a onda nota dez de Filipe Toledo:

Imagens: WSL/Divulgação

VÍDEO: com um tubo perfeito, Medina vai à final na França

Neymar e Gabriel Medina atuam juntos em propaganda

*ZHESPORTES