Pelo tempo que vivo aqui já me considero natural da cidade. São Domingos é um município de aproximadamente 10 mil habitantes e de origem alemã e italiana. Sua base econômica é essencialmente agrícola, mas também com expressiva participação da pecuária, onde é, atualmente, o 6º produtor de leite de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Em termos de qualidade de vida, o município é destaque por ser bem organizado, bonito, limpo e muito verde. Possui boa infraestrutura com fórum, bancos, comércios variados e a maioria das ruas asfaltadas ou calçadas com pedras irregulares. No setor rural, existe um cuidado especial na manutenção das estradas para facilitar nosso principal ponto econômico. Nos últimos anos, a educação e a saúde receberam investimentos, como a construção de uma creche e de novos postos de saúde no interior e na cidade. Em termos culturais, possuímos uma feira regional, a FAIC, uma extensa programação natalina e um novo centro de eventos, que está em fase final de construção e logo vai abrir as portas.

Por existir um rio que é só nosso, pois nasce e deságua dentro de São Domingos, possuímos quantidade e qualidade de água, além de abrigar uma usina e duas pequenas centrais hidrelétricas, onde muitas pessoas já estão desfrutando o potencial turístico dos lagos.

Nossa cidade tem um forte turismo religioso localizado na Vila Milani, uma comunidade do interior. Na parte ambiental, somos a Capital Catarinense das Araucárias, onde temos o Parque das Araucárias, um espaço com ampla biodiversidade.

Continua depois da publicidade

Frase do prefeito

– Aqui vive um povo com autoestima, alegria e com muito orgulho – Alcimar de Oliveira.

Saiba mais

População: 9.389 habitantes

Localização: Oeste, a 90 km de Chapecó.

Área: 383,65 quilômetros quadrados

Emancipação: 14/12/1962

Características: colonizada por descendentes de italianos e alemães,

Particularidades: turismo rural, festas típicas e feiras de negócios

Curiosidades: Inicialmente o então distrito de Chapecó se chamava Diogo Ribeiro. Em 1942 mudou de nome em homenagem à Fazenda São Domingos, que funcionava na localidade.

Pontos turísticos: Prainha Camping, Cascata do Rio Chapecó, Turismo Religioso, Lagos PCHs e Hidrelétrica, Parque Estadual das Araucárias