O início foi bem diferente, mas os caminhos de Figueirense e Chapecoense são semelhantes na Série A de 2014. Os times chegam à reta final do Brasileirão lutando para escapar do rebaixamento e têm campanhas quase iguais. Com a mesma pontuação, o Alvinegro só está na frente do Verdão porque tem uma vitória a mais. Os times marcaram o mesmo número de gols (30) e precisam de uma vitória neste domingo, às 17h, no clássico entre eles, no Estádio Orlando Scarpelli, para encaminhar a permanência na elite do futebol nacional.
Continua depois da publicidade
::: Acompanhe o jogo às 17h no nosso lance a lance
Continua depois da publicidade
::: Veja a tabela de classificação do Brasileirão
O Diário Catarinense fez um levantamento detalhado dos gols marcados pela equipes, que prova que ambas tem muitos outros pontos em comum, como ter a maioria dos gols marcados dentro da grande área, em jogadas de escanteio e, principalmente, em bolas cruzadas.
O assédio no lateral-direito Fabiano por clubes como Corinthians, Cruzeiro e Grêmio não é por acaso. Ele é o líder de assistências do time e um dos atletas mais importantes para o técnico Jorginho. Além disso, faz boa dupla nas jogadas com o atacante Leandro, artilheiro do time com sete gols.
O Figueirense desde o início da temporada tem na dupla de zaga seu ponto forte. Marquinhos e Thiago Heleno são consistentes na defesa e armas importantes no ataque. As jogadas de bola parada são pontos de preocupação para a defesa adversária – inclusive, no primeiro turno, o Furacão venceu a Chape com gol de Marquinhos.
Continua depois da publicidade
– Uma boa recordação esse jogo. Foi com essa vitória que saímos da zona do rebaixamento na época – lembrou o zagueiro alvinegro.
Arbitragem divide opiniões do clássico
O trio de arbitragem para a partida deste domingo é catarinense. Héber Roberto Lopes comanda o jogo auxiliado por Kléber Lúcio Gil e Carlos Berkenbrock. Porém, apesar da experiência do trio o presidente do Verdão não ficou satisfeito.
– Nós gostaríamos que um profissional de fora fosse escolhido. Solicitei isso para preservar a arbitragem daqui. Nos campeonatos estaduais há um grande desgaste. Tanto que o Gre-Nal vai pegar um árbitro de fora – comentou Pallaoro, na quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Ao contrário de seu adversário, o técnico do Figueirense, Argel Fucks, aprovou o nome e elogiou Héber:
– A federação colocou um árbitro de gabarito, um árbitro Fifa, a gente sempre pede isso. A arbitragem de Santa Catarina não deve para lugar nenhum. O Héber é um árbitro muito experiente.
FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE
Tiago Volpi; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno, Roberto Cereceda; Dener, Jefferson, Marco Antônio (Yago), Léo Lisboa; Clayton e Marcão
Continua depois da publicidade
Técnico: Argel Fucks
CHAPECOENSE
Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Grolli, Jussandro; Bruno Silva, Diones, Ricardo Conceição, Júnior Timbó; Leandro e Tiago Luís
Técnico: Jorginho
Arbitragem: Héber Roberto Lopes, auxiliado por Kléber Lúcio Gil e Carlos Berkenbrock (trio de SC)
Horário: 17h
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis