Camboriú decretou situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingem a cidade desde a última segunda-feira (19), causando inundações, alagamentos, deslizamentos de terra e mortes. Na decisão, o município ressalta a mobilização de todos os órgãos de segurança e a convocação de voluntários para ajudar os atingidos.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
De acordo com a Defesa Civil de Camboriú, o município registrou cerca de 270 milímetros de chuva nas últimas 20 horas — o que corresponde a 270 litros de água por metro quadrado em menos de um dia. A previsão é que siga chovendo até o fim da tarde desta terça-feira (20).
Duas adolescentes de 15 e 17 anos morreram soterradas na manhã desta terça. Elas estavam em uma casa atingida por um deslizamento. Uma terceira vítima, uma criança de 9 anos que também estava na residência, foi levada ao hospital. Não há informação atualizada sobre seu estado de saúde.
Fotos e vídeos mostram o desespero vivido na cidade. Nas imagens, a água acumulada em uma rua chega a altura de um carro, além de moradores relatando água dentro da casa, causando diversos danos materiais.
Continua depois da publicidade
Vídeo mostra casa alagada em Camboriú
Camboriú também registrou deslizamentos de terra. Em um outro vídeo, uma moradora narra a situação na residência em que mora. Nas imagens, é possível ver com o surgimento de um “precipício” ao lado da residência provocado por um desbarrancamento após as fortes chuvas.
Vídeo mostra deslizamento em Camboriú
Chuva em SC
Desde o último domingo (18), Santa Catarina voltou a registrar fortes chuvas. As regiões mais afetadas são a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Na Capital, entre domingo e segunda, já tinha chovido quase todo o volume previsto para todo o mês de dezembro.
A umidade do mar que segue avançando com instabilidades em níveis distintos da atmosfera mantém o tempo instável nesta terça-feira no Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte, onde a chuva segue prevista a qualquer hora do dia apesar de períodos de melhoria. Os volumes ainda seguem elevados.
Leia também
Santa Catarina tem rodovias bloqueadas por causa da chuva
Chuva em SC deixa mortos, desabrigados e rodovias bloqueadas