Pelo menos sete municípios do Sul de Santa Catarina decretaram situação de emergência após as chuvas que caíram no últimos dias. Jaguaruna foi a única cidade até esta terça-feira (28) a definir pelo estado de calamidade pública. Uma morte foi confirmada na última sexta-feira (24). Segundo a Defesa Civil regional de Tubarão, um homem de 67 anos que tentava transpor um córrego na cidade de Imaruí e foi levado pela correnteza. O corpo foi encontrado preso em uma vala de drenagem. O sepultamento aconteceu no domingo (30).
Continua depois da publicidade
De acordo com o levantamento feito junto aos portais oficiais das prefeituras, os decretos municipais de emergência foram registrados em cidades que ficam na área atendida pela Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Uma reunião marcada nesta terça-feira pelo órgão buscaria informações sobre a situação dos locais prejudicados pelas enxurradas. Em Tubarão, por exemplo, vias nas zonas urbana e rural, além de pontes, ficaram danificadas. O volume de água que caiu foi de cerca de 200 milímetros em um período inferior a 14 horas.
– Nós vivemos uma sexta-feira terrível – disse o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), que é também presidente da Federação Catarinense de Municípios.
Em Imbituba, aproximadamente 80% da malha viária foi atingida. Outros municípios que também decretaram emergência depois dos temporais, principalmente no fim de semana, foram Laguna, Sangão, Pescaria Brava, Imaruí e Treze de Maio.
A Epagri/Ciram, órgão oficial de meteorologia do estado, emitiu uma nota oficial em seu site para que se tenha atenção especial devido à chance de chuva no Sul e Oeste de SC nesta quinta-feira (30). Pode chover entre 50 mm a 80 mm, em média, com pontuais de 120 mm a 150 mm. Existe ainda alerta para possibilidade de temporais localizados com granizo em todo o estado. A chuva deverá seguir ainda durante sexta e sábado, mas já em menor intensidade.
Continua depois da publicidade