Blumenau teve a manhã mais fria do ano nesta sexta-feira. Segundo informações do sistema Alertablu, a temperatura mínima chegou a 8,5 °C às 4h45min. O recorde anterior de frio na cidade este ano havia sido obtido em 22 de maio, quando os termômetros chegaram a 9,3 °C. Os dados são medidos na estação do Alertablu instalada no Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau.

Continua depois da publicidade

Segundo a meteorologista do Alertablu, Tatiane Martins, a queda nas temperaturas ocorre pela chegada de uma massa de ar frio de origem polar que começou a agir na região nesta madrugada. Devido à abertura de sol, a tendência é que ao longo desta sexta as temperaturas subam bastante, com a máxima ficando entre 18 °C e 20 °C.

A sexta-feira também registrou baixas temperaturas em outras cidades do Vale do Itajaí. Segundo dados da central de meteorologia da NSC Comunicação, as três menores temperaturas registradas foram em Rio do Campo (1,5°C), Imbuia (2,8°C) e Itajaí (7,9°C).

Sábado ainda mais frio

No entanto, quem já sofreu com o frio do amanhecer desta sexta-feira tem uma notícia não tão boa para o sábado. A previsão é que as temperaturas possam atingir novo recorde na próxima madrugada, com mínimas registradas entre 6 °C e 8 °C. Se nas primeiras horas do dia os casacos serão companhias fundamentais, ao longo do dia, novamente as temperaturas devem subir ao longo do sábado, com máximas entre 19 °C e 21 °C.

Continua depois da publicidade

Chuva no início da semana

A massa de ar frio que derrubou as temperaturas deve começar a perder força no domingo, segundo a meteorologista do Alertablu. Áreas de baixa pressão devem aumentar a nebulosidade e fazer com que, a partir da tarde de domingo, o clima em Blumenau comece a experimentar temperaturas mais amenas e períodos de chuva fraca isolada. A mesma condição, intercalando chuva e clima ameno, deve prevalecer durante a segunda e a terça-feira da próxima semana.