Após um mês de votação, moradores escolheram a nova cor dos ônibus e optaram pela opção 3, com predomínio das cores azul clara, com detalhes em cinza e azul escuro. A enquete foi aberta à comunidade e terminou na última sexta-feira (16).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Ao todo, foram 6,2 mil votos. A opção vencedora recebeu 3,2 mil (51%), contra o modelo com a cor base prata, com 1,7 mil; e outra, na cor branca, que somou 1,3 mil. Todas consideravam a identidade visual do Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob).

A votação ocorreu de forma online, por meio do site da prefeitura de Joinville. O novo layout deve ser implementado quando o processo de licitação do transporte coletivo for finalizado. No momento, o edital está em fase de tramitação interna do edital para ajustes finais antes do encaminhamento ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Os ônibus de Joinville passaram a ser amarelo a partir de 1994. À época, a escolha se deu por questões de maior visibilidade.

Continua depois da publicidade

O Simob prevê 205 itinerários (linhas), 915 novas viagens durante os dias da semana, 131 nos sábados e 109 a mais nos domingos. Além de passar a frota de 273 para 295 veículos. A licitação vai obrigar que todos os ônibus tenham condicionador de ar, câmera nas portas, wi-fi grátis e que sejam renovados a cada 10 anos.

Esta é a primeira vez em 50 anos que o transporte coletivo de Joinville passa por licitação. O Simob é dividido em quatro eixos: Mobilidade, Tecnologia, Infraestrutura e Transparência. Todas as ações são voltadas para garantir melhorias que vão refletir em um serviço com qualidade e segurança ao usuário.

O que prevê licitação do transporte coletivo

O documento da licitação do transporte coletivo de Joinville diz que só uma empresa poderá operar o serviço, com contrato de 15 anos e possível extensão por mais 15, sendo divididos em três etapas de 5 anos cada. As inspirações são os modelos adotados em cidades como Maceió (AL), Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP), por exemplo.

A prefeitura também prevê a construção de um novo terminal de ônibus, localizado próximo à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Univille. O objetivo é facilitar a locomoção do alto número de estudantes na região. Já o terminal da zona Sul deve mudar de local, ficando a 1 ou 2 quilômetros a frente do atual. De acordo com a prefeitura, o objetivo é melhorar a mobilidade. Todos os locais deverão ter manutenção a cada 36 meses.

Continua depois da publicidade

Outra novidade envolve a bilhetagem. A empresa vencedora deverá oferecer leitor de QR Code, facial e reajustes na embarcação, com tempo limite e por localidade para sair e entrar dos terminais, possibilitando que o usuário vá a uma lanchonete ou outros estabelecimentos da região.

Leia também

O que se sabe sobre a possível passagem de ciclone raro por SC

Veja 20 lições de Abílio Diniz, fundador do Pão de Açúcar, durante palestra em Joinville

Mulher recusa convite para “swing”, é ameaçada, filhos reagem e homem é preso em SC