Após um mês de votação, moradores escolheram a nova cor dos ônibus e optaram pela opção 3, com predomínio das cores azul clara, com detalhes em cinza e azul escuro. A enquete foi aberta à comunidade e terminou na última sexta-feira (16).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Ao todo, foram 6,2 mil votos. A opção vencedora recebeu 3,2 mil (51%), contra o modelo com a cor base prata, com 1,7 mil; e outra, na cor branca, que somou 1,3 mil. Todas consideravam a identidade visual do Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob).

A votação ocorreu de forma online, por meio do site da prefeitura de Joinville. O novo layout deve ser implementado quando o processo de licitação do transporte coletivo for finalizado. No momento, o edital está em fase de tramitação interna do edital para ajustes finais antes do encaminhamento ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Continua depois da publicidade

Os ônibus de Joinville passaram a ser amarelo a partir de 1994. À época, a escolha se deu por questões de maior visibilidade.

O Simob prevê 205 itinerários (linhas), 915 novas viagens durante os dias da semana, 131 nos sábados e 109 a mais nos domingos. Além de passar a frota de 273 para 295 veículos. A licitação vai obrigar que todos os ônibus tenham condicionador de ar, câmera nas portas, wi-fi grátis e que sejam renovados a cada 10 anos.

Esta é a primeira vez em 50 anos que o transporte coletivo de Joinville passa por licitação. O Simob é dividido em quatro eixos: Mobilidade, Tecnologia, Infraestrutura e Transparência. Todas as ações são voltadas para garantir melhorias que vão refletir em um serviço com qualidade e segurança ao usuário.

O que prevê licitação do transporte coletivo

O documento da licitação do transporte coletivo de Joinville diz que só uma empresa poderá operar o serviço, com contrato de 15 anos e possível extensão por mais 15, sendo divididos em três etapas de 5 anos cada. As inspirações são os modelos adotados em cidades como Maceió (AL), Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP), por exemplo.

Continua depois da publicidade

A prefeitura também prevê a construção de um novo terminal de ônibus, localizado próximo à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Univille. O objetivo é facilitar a locomoção do alto número de estudantes na região. Já o terminal da zona Sul deve mudar de local, ficando a 1 ou 2 quilômetros a frente do atual. De acordo com a prefeitura, o objetivo é melhorar a mobilidade. Todos os locais deverão ter manutenção a cada 36 meses.

Outra novidade envolve a bilhetagem. A empresa vencedora deverá oferecer leitor de QR Code, facial e reajustes na embarcação, com tempo limite e por localidade para sair e entrar dos terminais, possibilitando que o usuário vá a uma lanchonete ou outros estabelecimentos da região.

Leia também

O que se sabe sobre a possível passagem de ciclone raro por SC

Veja 20 lições de Abílio Diniz, fundador do Pão de Açúcar, durante palestra em Joinville

Mulher recusa convite para “swing”, é ameaçada, filhos reagem e homem é preso em SC