Desde que entrou em operação em abril de 2024, o Projeto Formiguinha, promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura (SMTI), já transportou mais de 300 mil passageiros em micro-ônibus. O serviço oferece uma alternativa de mobilidade acessível e prática para os moradores das áreas de difícil acesso da capital, como as regiões do Maciço do Morro da Cruz, onde os ônibus convencionais não conseguem transitar.
Continua depois da publicidade
Em média, 3 mil pessoas utilizam o serviço diariamente, totalizando cerca de 70 mil passageiros ao mês. Operado com tarifa social de R$ 2,56, o projeto possui três linhas de micro-ônibus. A linha laranja (720) conecta o bairro Monte Serrat à Serrinha e, com mais de 167 mil embarques, se destacou como a mais utilizada desde o início do programa.
A linha verde (721), que liga o Morro do Horácio ao Saco dos Limões, foi a segunda mais movimentada, com 121 mil usuários. Já a linha azul (722), que faz o trajeto entre o Morro do 25 e o Morro da Cruz e começou a operar em julho, atendeu 11 mil passageiros.
Confira os horários e o itinerário das linhas do “Formiguinha” no aplicativo Floripa no Ponto 2.0 ou no site do Consórcio Fênix (https://www.consorciofenix.com.br/).
Melhora no cotidiano dos usuários
O Projeto Formiguinha demonstra o impacto positivo da mobilidade inclusiva em Florianópolis, ampliando o acesso e a conectividade nas regiões mais isoladas e adaptando-se às necessidades dos moradores.
Continua depois da publicidade
A Assistente de Comunicação, Gabriela Sutil de Jesus, reside na Serrinha, próximo à Trindade, e trabalha no Morro da Cruz, além de fazer faculdade. Com uma rotina bastante corrida, a mudança entre esses locais acaba sendo um desafio, especialmente usando transporte público. Ela relata que a linha “Formiguinha” trouxe uma grande melhoria no seu transporte diário.
— O Formiguinha circula pelos morros e eu moro em um deles. Eu pego a linha 720-Monte Serrat/Serrinha e depois a 721-Morro do Horácio. Antes, eu precisava fazer o trajeto usando os ônibus tradicionais: primeiro a linha 191-Transcaeira (sentido Centro) e depois a 160-Morro da Cruz, o que levava cerca de 1h10. Com o “Formiguinha”, esse tempo foi limitado para apenas 20 minutos. A implementação desse transporte facilitou muito meu dia a dia, tornando o deslocamento mais rápido e eliminando a necessidade de passar pelos terminais ou percorrer rotas mais longas — conta Gabriela.
Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no NSC Total.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo, neste portal NSC Total.