Com mais de 2,5 mil imunizados em uma semana, Joinville inicia nesta segunda-feira (6) a segunda fase de aplicação da da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19. A partir de agora, portanto, além dos grupos já contemplados na primeira fase, as pessoas com 60 anos ou mais podem se vacinar.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Por se tratar de uma dose de reforço, a secretaria de Saúde reforça ser necessário que a pessoa tenha recebido pelo menos duas doses do esquema vacinal anterior e um intervalo mínimo de quatro meses entre a última dose de vacina contra a Covid-19, independentemente do imunizante.

A vacina bivalente contra a Covid-19 é uma atualização dos primeiros imunizantes utilizados, já que protege contra a cepa original da doença e também contra a subvariante ômicron. Com este reforço, o objetivo é ampliar a resposta imune da população. A cidade recebeu 9.306 doses na semana passada.

Atualmente, podem receber o imunizante as pessoas com 60 anos ou mais; os imunocomprometidos; os habitantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; e as pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPs) com mais de 12 anos de idade, abrigados e trabalhadores dessas unidades.

Continua depois da publicidade

Onde se vacinar

A vacina bivalente está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), localizadas em todas as regiões da cidade, com exceção da UBSF Jativoca.

As UBSFs funcionam de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados. O horário em que as vacinas são aplicadas em cada um dos locais está disponível no site da prefeitura.

Também é possível receber o reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19 na Sala Central de Imunização, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Abdon Batista, 172, no Centro.