Os eleitores que se consideram de direita são maioria no eleitorado de Florianópolis, mas a maior parte do eleitorado de Florianópolis não se considera lulista e nem bolsonarista. A conclusão é da pesquisa Quaest contratada pela NSC e que mediu as intenções de voto nos candidatos a prefeito de Florianópolis nas Eleições 2024.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os entrevistados foram perguntados sobre o grupo político com o qual ele mais se identifica. A pesquisa mostrou uma divisão entre os espectros políticos e quem não se identifica com nenhuma ideologia, mas os eleitores que se consideram de direita prevaleceram.

Segundo o levantamento, 32% afirmam que não têm posicionamento. Outros 35% responderam ter posicionamentos políticos mais à direita, e 29%, à esquerda.

Entre os grupos que revelaram preferência pelos campos ideológicos de esquerda e direita, no entanto, a maior parte preferiu não se vincular diretamente às principais lideranças nacionais desses campos, Lula e Jair Bolsonaro. No total, 21% dos entrevistados responderam “não serem bolsonarista, mas serem mais à direita”, 14% admitiram ser bolsonaristas de fato.

Continua depois da publicidade

No campo da esquerda, 19% dos entrevistados disseram não ser lulistas ou petistas, mas terem posicionamento mais à esquerda. Outros 10% se definiram como lulistas ou petistas. O grupo dos que não sabem ou não responderam totalizou 4%.

No primeiro turno das eleições presidenciais em 2022, Bolsonaro recebeu 45,6% e Lula, 42,4% dos votos dos eleitores da capital de SC.

Veja dados sobre posicionamento político

Dados de intenção de voto

Quando cruzados os dados de intenção de voto com o posicionamento político dos entrevistados na pesquisa da Quaest, Topázio (PSD) aparece com ampla vantagem entre os eleitores que se dizem bolsonaristas (56%) ou mais à direita, mas não bolsonaristas (70%). Já no campo da esquerda, os votos se dividem. Marquito (PSOL) tem 41% das intenções de voto dos que se dizem mais à esquerda, mas não lulistas, mas entre os lulistas e petistas declarados há um empate quádruplo entre Topázio, do PSD (20%), Dário, do PSDB (20%), Marquito, do PSOL (17%) e Lela, do PT (16%).

O levantamento da Quaest também perguntou qual o nível de interesse dos eleitores pelas eleições municipais deste ano. Sete em cada 10 entrevistados responderam estar pouco (47%) ou nada interessados (25%) na disputa deste ano. Outros 27% se mostraram muito interessados na corrida pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

A pesquisa Quaest foi contratada com exclusividade pela NSC e ouviu 852 pessoas entre 24 e 26 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SC08197/2024.

Veja fotos dos candidatos a prefeito de Florianópolis

Leia também

Pequenas cidades concentram maioria das denúncias eleitorais em SC

Ex-aliados estão em lados opostos nas Eleições 2024 em cidades de SC

Os partidos que terão mais mulheres disputando as próximas eleições em SC