Enquanto os torcedores dão atenção à reta final do Brasileirão, o Campeonato Catarinense do ano que vem começa a ser discutido. Por enquanto, nada relativo à formula de disputa – que só deve ser tratada na semana que vem -, mas é algo que terá influência no conforto e na segurança oferecidas ao público. Nesta sexta-feira ocorre a largada do cronograma de vistorias aos estádios do Estadual de 2016, que definirão se as casas dos 10 clubes estão em condições de infraestrutura, acessibilidade e higiene.
Continua depois da publicidade
Vistorias nos estádios do Catarinense 2016 começam em Criciúma
Clubes têm até 15 de dezembro para entregar laudos de vistoria dos estádios
Metropolitano acerta com o Juventus e joga o Catarinense em Jaraguá do Sul
O prazo para a entrega dos laudos ficou para o dia 15 de dezembro. Os clubes ganham, assim, mais 20 dias para prepararem seus estádios em relação ao período que possuíam nas edições anteriores da competição.
Continua depois da publicidade
Pela sequência definida em reunião entre os clubes e as entidades que visitarão os estádios, o Heriberto Hülse, em Criciúma, é o primeiro (confira a lista completa abaixo). Às 14h começará a ser colocada em prática uma nova modalidade de vistoria, a unificada.
Intenção é agilizar a liberação dos estádios
Para a edição do ano que vem, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária municipal e assessoria de engenharia da Associação de Clubes de Futebol Profissional (SCClubes) analisarão cada local simultaneamente para a emissão dos respectivos laudos. A intenção é agilizar a liberação das casas dos times catarinenses e, se for o caso, que eles saibam antes se será necessário fazer alguma intervenção na infraestrutura.
A Polícia Militar, responsável pelo quarto laudo, já visitou os estádios e entregou as análises ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que analisará toda a documentação para decidir se autoriza ou não a abertura dos portões. A PM informa que aprovou todos os locais, alguns com restrições, mas não revela quais foram os apontamentos.
A intenção da vistoria é evitar casos de edições anteriores, como 2013, que teve as duas primeiras rodadas sem presença de torcida por atraso na entrega dos laudos, e 2014, em que o Metropolitano só pôde jogar em Blumenau com o campeonato em andamento. O clube, aliás, confirmou nesta quinta-feira que sediará seus jogos no João Marcatto, em Jaraguá do Sul, já que o Estádio do Sesi passará por reformas.
Continua depois da publicidade
Para o ano que vem, os dirigentes esperam repetir 2015, quando o campeonato começou sem restrições. Por isso, se anteciparam e, em junho, garantiram uma mudança no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que rege o tema em SC. Desta vez, terão até 45 dias antes do começo da competição para a entrega dos laudos, e não 65, como era antes. Isso dá um prazo até 15 de dezembro para solucionar a questão.
– São as mesmas exigências dos anos anteriores. Basicamente, serão analisadas questões de segurança, estrutura física dos estádios e aspectos, desde acessibilidade a pessoas com necessidades especiais, vigilância sanitária, iluminação, colocação de extintores de incêndio, separação de torcidas e presença de entulho que possa ser utilizado numa situação de confronto. Tudo isso será levado em consideração – avisa o promotor do MPSC, Eduardo Paladino, que acredita que não haverá problemas nas liberações por considerar que há uma conscientização maior dos dirigentes.
Confira abaixo o cronograma de vistorias:
Esta sexta-feira, às 14h: Estádio Heriberto Hulse, do Criciúma
17 de novembro, às 10h: Estádio Hermann Aichinger, do Atlético, em Ibirama
18 de novembro, às 10h: Estádio da Ressacada, do Avaí, em Florianópolis
19 de novembro, às 10h: Estádio Orlando Scarpelli, do Figueirense, em Florianópolis
20 de novembro, às 14h: Arena Joinville, do JEC, em Joinville
23 de novembro, às 15h: Estádio João Marcatto, do Metropolitano, em Jaraguá
24 de novembro, às 10h: Estádio Roberto Santos Garcia, do Camboriú
26 de novembro, às 15h: Estádio Vidal Ramos Jr., do Internacional, em Lages
27 de novembro, às 14h: Estádio Augusto Bauer, do Brusque
28 de novembro, às 10h: Arena Condá, da Chapecoense, em Chapecó