Como era de se esperar, o técnico Geninho fechou o último treinamento do Avaí antes do confronto contra o Figueirense neste domingo, 16h, na Ressacada, pela 13ª rodada do Estadual. O objetivo é não dar armas para o seu principal rival para o confronto que pode ser o último entre as equipes em 2019. Mas além disso, o jogo será marcado pela despedida de Marquinhos, que fará sua partida de número 400 e depois vai pendurar as chuteiras. O clássico ainda pode ter a estreia do meia Douglas, que foi relacionado para o confronto. A partida ainda vale a liderança do catarinense. Se o Avaí vencer o Figueirense e a Chapecoense não vencer o Joinville no oste do estado, o Leão da Ilha retoma a ponta da tabela.
Continua depois da publicidade
Apesar de ser o principal confronto de Santa Catarina, não dá para negar que as atenções estão voltadas para o meia Marquinhos, que fará seu jogo de despedida. Depois disso, ele se aposenta dos gramados. O Avaí, através de suas redes sociais, postou um vídeo mostrando o agradecimento do meia aos demais jogadores do grupo por tudo que eles já fizeram por ele. Ao final do discurso, os colegas não perdoaram e fizeram o tradicional corredor polonês com o eterno capitão azurra.
Sobre o seu aproveitamento na equipe, a tendência é que ele inicie na formação titular e depois seja substituído pelo meia Douglas, que foi relacionado para o confronto, e vai ficar com a camisa 10 do ídolo avaiano. Se for assim, Geninho pode colocar o “Galego” na sua posição e com isso o zagueiro Ricardo deixa a formação principal e o time volta ao esquema que vinha sendo utilizado na maioria dos jogos da temporada. Se Geninho optar por essa ideia, o Avaí pode entrar em campo com Vladimir, Alex Silva, Betão, Marquinhos Silva, Iury; Pedro Castro, Matheus Barbosa; Getúlio, Marquinhos, João Paulo; Daniel Amorim. Também foram relacionados; Gledson, Eduardo Kunde, Ricardo, Lourenço, Julinho, Falcão, André Moritz, Douglas, Luan Pereira, Caio Paulista e Brizuela.
O time do Sul da Ilha ainda pretende quebrar uma outra marca. Na Ressacada, o Avaí venceu o Figueirense pela última vez no Estadual de 2016. No dia 25 de fevereiro, o Leão da Ilha passou pelo Alvinegro por 1 a 0 com gol anotado por Willian. De lá pra cá, foram três confrontos, com dois empates e uma derrota, que foi no último confronto em casa, no aniversário do clube, 1º de setembro de 2018, derrota por 1 a 0. Mas para quebrar esta marca, o Avaí tem um fator muito importante ao seu favor, que é a campanha em casa em 2019. O time ainda não perdeu em seus domínios e também não levou um golzinho na temporada. Foram sete jogos até agora com seis vitórias e um empate. O time marcou 16 gols e tem um aproveitamento de 90,4% dentro de casa.
Continua depois da publicidade