O Fluminense derrotou a Portuguesa na noite deste sábado de virada, no Maracanã, por 2 a 1, com gols de Rafael Sobis e Wágner após Diogo abrir o placar, e se distanciou da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o Flu, que estreou seu uniforme laranja, chegou aos 25 pontos e subiu para o décimo lugar, enquanto a Lusa continua abrindo a zona de rebaixamento, com 22 pontos.
Continua depois da publicidade
Na próxima rodada, o tricolor carioca vai até Santa Catarina encarar o Criciúma, na próxima quarta-feira, no Heriberto Hulse. Já a Lusa recebe o lanterna da competição, o Náutico, na quinta-feira, no Canindé.
Início movimentado e gol na bola parada
Precisando da vitória, Fluminense e Portuguesa começaram a partida buscando o gol. O jogo era aberto e as duas equipes criaram boas chances no início do jogo. Muito rápida nos contra-ataques, a Lusa chegou com perigo em duas oportunidades, mas Diego Cavalieri salvou o time carioca com ótimas intervenções. Do outro lado, Lauro mostrava insegurança em alguns chutes do ataque do Flu.
Apesar de chegar bem nos contra-ataques, o gol da Portuguesa saiu em jogada de bola parada. Moisés levantou, a defesa olhou e Diogo testou para o chão e abriu o placar. Após o lance, a Lusa passou a se defender ainda mais. O meio de campo do Fluminense se aproximou mais do ataque, os laterais apoiaram e as jogadas fluíram. O time teve boas chances, com Carlinhos, Rafael Sobis e Rafinha, mas a equipe paulista conseguiu suportar a pressão.
Continua depois da publicidade
Flu faz Lusa dançar o vira e respira no Brasileirão
O Fluminense voltou com Luxemburgo expulso por discutir com o árbitro e com a formação modificada. Biro Biro entrou no lugar de Rafinha e o time passou a jogar com três atacantes. A mudança surtiu efeito, já que Rhayner auxiliava Bruno e Carlinhos tinha Biro Biro como alternativa. Depois de confusão na área, Anderson tentou uma bicicleta e Moisés Moura colocou a mão na bola. Pênalti que Sobis cobrou com força e tranquilidade para empatar a partida.
O gol animou o Fluminense, que se manteve no ataque e não demorou para virar o jogo. Após boa jogade de Rafael Sobis, Wágner recebeu livre e só teve o trabalho de empurrar para o gol. Na frente do placar, o Flu teve ótimas oportunidades para matar o jogo, mas não aproveitou nenhuma delas e sofreu no último lance da partida. Porém, para alívio da torcida, a vitória chegou.
Ficha técnica
Fluminense 2 x 1 Portuguesa
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 14/9/2013 – 21h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Samapio (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Boschilia (PR)
Renda e público: R$ 246.330,005 / 15.473 pagantes e 19.355 presentes
Cartões amarelos: Bruno Henrique, Diogo, Rogério e Moisés Moura (POR); Bruno, Biro Biro(FLU)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Diogo 34″/1ºT (0-1); Rafael Sobis 15″/2ºT (1-1); Wágner 27″/2ºT
Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Fábio Braga (Felipe 23″/2ºT), Rafinha (Biro Biro – intervalo) e Wágner; Rhayner (Samuel 23″/2ºT) e Rafael Sobis – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Portuguesa: Lauro, Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro, Rogério, Ferdinando, Moisés, Wanderson (Correa 28″/2ºT), Bruno Henrique (Bruninho 17″/2ºT), Diogo (Bergson 19″/2ºT) e Gilberto – Técnico: Guto Ferreira.
Continua depois da publicidade