Prometidas para 2015, as obras de acesso ao Sul da Ilha e ao novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, agora ganham um novo prazo do governo do Estado. Durante a entrega do licenciamento ambiental para o lote entre as proximidades do Estádio da Ressacada e o Rio Fazendinha, o secretário de Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, estabeleceu para 20 de julho de 2019 a conclusão da obra considerada vital para acabar com os congestionamentos na região.

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Além disso, o novo terminal do aeroporto, que teve a construção iniciada há duas semanas, entrará em funcionamento, segundo a concessionária Floripa Airport, em outubro de 2019. E a operação dele depende do novo acesso administrado pelo Estado. As obras iniciam no Bairro Carianos e vão até a SC-405, nas proximidades do Campeche e a caminho da Tapera e do Ribeirão da Ilha.

O trecho inicial, entre o trevo da Seta e a Ressacada, está praticamente pronto. Faltam algumas desapropriações para a conclusão do serviço. Outra parte também próxima de ser finalizada fica entre a SC-405 e o novo terminal. A reportagem do DC esteve no local na manhã desta terça-feira e constatou que restam ainda a sinalização e acabamentos.

Nesta quarta-feira, serão abertos os envelopes de um trecho de R$ 54 milhões na região da SC-405 até o Rio Fazendinha. Desse ponto até a Ressacada, de 1,2 quilômetro, é que o licenciamento foi oficializado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma). Segundo o presidente do órgão, Alexandre Waltrick, a obra não passará por dentro da reserva ambiental administrada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Mas como serão feitas obras nas proximidades, o governo federal impôs algumas condicionantes para liberar o acesso.

Uma comitiva vai a Brasília nesta semana para alinhar os pedidos de compensação ambiental. Depois disso, a ProSul, empresa contratada para fazer o projeto da obra, terá até 28 de fevereiro para apresentar uma versão final. Em 6 de março será lançado o edital de licitação. Vampiro diz que até junho deste ano a empresa estará definida.

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— Vamos entregar a obra antes do que os suíços concluam o terminal — prometeu Pinho Moreira sem citar que o Estado, em 2013, havia falado em entregar o acesso em 2015.

O CEO da Floripa Airport, Tobias Markert, aceitou o desafio na “corrida das obras”. Segundo ele, a liberação para o início da obra era uma questão preocupante, sobretudo porque a concessionária já iniciou a construção do novo terminal:

— Temos plena confiança no governo do Estado — garantiu o executivo.

Valor para obra virá do BNDES

Os recursos para as obras que faltam serão retirados de duas fontes. Para o trecho que terá os envelopes abertos nesta quarta-feira, o valor virá do programa Pacto Por Santa Catarina. Já para o lote que ligará o Carianos ao acesso ao novo aeroporto, Pinho Moreira pretende usar parte do dinheiro dos R$ 634 milhões a serem emprestados pelo BNDES através de recente convênio firmado pelo Estado.

Parte desse empréstimo irá para o Fundam, programa de ajuda aos municípios catarinenses. Mas o restante terá de ser aplicado em infraestrutura, desenvolvimento econômico e turismo. A Secretaria de Infraestrutura ainda não tem o valor correto que o lote a ser iniciado em junho vai custar. A estimativa é que ele seja orçado em R$ 60 milhões. A definição só vai ocorrer com a conclusão do projeto no final de fevereiro.

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