A Seleção Brasileira de Basquete 3×3 masculina conquistou a melhor campanha da história, ao ficar em quarto lugar na Copa do Mundo, em Viena, na Áustria. A equipe brasileira, liderada pelo joinvilense Jefferson Socas, só perdeu para os três primeiros colocados da competição.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Nas semifinais, disputadas neste domingo (4), o Brasil encarou os Estados Unidos, chegou a liderar, mas os estadunidenses ficaram com a vitória por 21 a 18. Pelo bronze, a Seleção enfrentou a Letônia e perdeu por 22 a 12.
O Mundial dava aos três primeiros colocados a classificação direto para o Pré-Olímpico de Paris 2024. Fora do pódio, o Brasil pode buscar o lugar no torneio através da Copa América, no fim do ano, ou também no torneio mundial classificatório para o Pré-Olímpico em 2024.
Continua depois da publicidade
O resultado também é histórico já que o Brasil vinha de um retrospecto de 20 derrotas e apenas duas vitórias em mundiais anteriores. Neste ano, na primeira fase, a Seleção venceu França, Madagascar e Alemanha. Perdendo da Sérvia e avançando com o segundo lugar do grupo, derrotou o Japão nas oitavas e a Polônia nas quartas de final.
Joinville no Mundial
A equipe brasileira é formada por Jefferson Socas, Jonatas Mello, Leo Branquinho e Ruan Miranda. O comando técnico é de Francisco das Chagas Oliveira.
Para o joinvilense Jefferson Socas, um resultado ainda melhor poderia ser alcançado.
— Estamos muito felizes pelo resultado. Mas é óbvio que podíamos e queríamos mais. O nível é muito alto e colocamos o Brasil entre os quatro melhores do mundo. Vamos seguir evoluindo — disse.
Com 48 pontos em sete partidas, Leonardo Branquinho foi o cestinha da equipe brasileira na competição. Ruan Miranda contribuiu com 31 rebotes e 23 pontos, enquanto Jefferson Socas teve 20 pontos e 22 rebotes, e Jonatas Mello alcançou 23 pontos e 19 rebotes.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Raphaela Suzin
Leia também
Aluna relata ter sido abusada por professor a caminho da escola em Araquari
Carreta arranca poste e deixa comércios sem energia e trânsito lento em Joinville
Elevação de rua em Joinville terá passa-fauna para caranguejos