A faixa de rolamento da esquerda da ponte Pedro Ivo Campos foi fechada às 15h06 deste sábado (3). A Guarda Municipal desviou o trânsito para a Colombo Salles. Devido a reversão, os veículos se acumulam e formam uma longa fila na Avenida Gustavo Richard, para deixar a Ilha. Por volta das 15h30 a fila chegava ao Fórum da Capital. Dez minutos depois, o congestionamento se estendia até quase o túnel.

Continua depois da publicidade

Poucos minutos faltando para as 16h, os desvios da pista invertida começaram a ser desmontados. A operação teve a duração de 19 minutos, sem contar o tempo de mobilização para dar início e encerramento.

O que ocorreu foi uma simulação, parte do plano de contingenciamento das pontes.A ideia, liderada pela prefeitura de Florianópolis, é avaliar quanto tempo é necessário para mobilizar agentes e operar o desvio do tráfego, em caso de acidentes e manutenção.

O teste de inversão de faixa da ponte Colombo Salles foi coordenado pela Guarda Municipal e terminou bem antes do previsto, como se estima estender até as 17h.

Continua depois da publicidade

A experiência chegou a ser marcada para 20 de julho, mas acabou adiada. Agentes da GMF, da Defesa Civil e da PM estiveram no local para monitorar os impactos e orientar motoristas. O trânsito segue lento para deixar a Ilha.

Teste teve início às 15h06 de sábado
Teste teve início às 15h06 de sábado (Foto: Foto: Juliana Gomes/CBN Diário)

Como funciona

Os veículos que transitam pela faixa da esquerda da BR-282, a Via Expressa, são direcionados para a Colombo Salles, já que a faixa da esquerda da Pedro Ivo foi fechada. Na sequência, eles entram na Avenida Gustavo Richard.

Durante o procedimento até a desmobilização, a Guarda Municipal faz a sinalização dos locais de alteração e orienta os motoristas.

Este plano de contingenciamento é elaborado por setores do governo do estado, prefeitura, órgãos ligados ao sistema viário da Grande Florianópolis, além de companhias que usam a ponte para prestar serviços como Celesc, Casan e SC-Gás.

Continua depois da publicidade

Fila de carros se forma durante teste
Fila de carros se forma durante teste (Foto: Diorgenes Pandini/Diário Catarinense)