Pela primeira vez desde que iniciou a carreira de bombeiro, Marcelo Pain, de 30 anos, salvou uma vida por telefone. Um menino de um ano de idade estava engasgado com um tinner (removedor de tinta) e ele deu todas as instruções para a mãe, Marta Henrique, que estava desesperada. A situação aconteceu em Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, às 17h50min desta sexta-feira.
Continua depois da publicidade
– Foi emocionante. Principalmente quando eu escutei que ele voltou a respirar. Senti que tinha salvado uma vida – disse Marcelo Pain, do Corpo de Bombeiros de Concórdia.
Ouça a gravação do salvamento por telefone:
Continua depois da publicidade
Primeiro, Marcelo acalmou as mais de 10 pessoas que estavam no local, todas nervosas com o bebê sem respirar. Pediu para que alguém apoiasse a barriguinha do menino na palma da mão com segurança, e a tia, Madalena Henrique, deu três palmadas leves nas costas. Em sequência, o bombeiro pediu para que ela virasse a criança para ver se o objeto já estaria na boca. Não deu certo, mas a segunda tentativa foi vitoriosa: o menino de um ano soltou o choro e acalmou os dois lados da linha do telefone.
– Eu estava muito, muito, muito desesperada. Nunca vou esquecer essa ajuda. Esta semana vou até os bombeiros dar um abraço de obrigada – disse a mãe do menino Enzo Henrique.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Concórdia foi em minutos até a casa da família e encaminhou o menino até o Hospital São Francisco. O bebê passa bem, mas continua em observação.
Continua depois da publicidade
– É o mesmo procedimento no caso de afogamento. Fico feliz de ter dado certo – disse o bombeiro.