Eles chegam ao local combinado vestidos de preto e com óculos escuros. Em 22 minutos de entrevista, Williann e William, ambos com 22 anos, mantêm os acessórios no rosto. A dupla está por trás da criação da página Blum3n4u M1L GR4U, mas prefere não ser identificada nas fotos. Tudo para não revelar a identidade e deixar a dúvida no ar: será que eles são quem dizem ser?
Continua depois da publicidade
– Não somos o foco nem queremos ser. Já recebemos muitas mensagens dos seguidores e não queremos virar os personagens desta história – justificam.
Na página do Facebook a dupla usa os acontecimentos do dia a dia de Blumenau para denunciar, brincar e principalmente lidar com tudo sem perder o bom humor. Eles criam memes, com fotos e frases, e fazem sucesso na internet com os posts que são sempre muito compartilhados e curtidos.
Leia as últimas notícias de santa.com.br
Segundo os blumenauenses, foi Williann, com n?s, que começou tudo. Ao postar montagens no Facebook viu que elas davam muito mais curtidas que as outras imagens e não demorou para fazer a página, em 2012, com a ajuda de cinco amigos.
Continua depois da publicidade
– Pensei em criar algo de humor para a cidade que não tinha e deu certo, as pessoas se identificaram com aquilo. No começo muita gente ajudou a produzir, mas com o tempo cada um foi para um lado e foi aí que o William (com m) começou a participar e segue até hoje – conta.
A temperatura da cidade também é motivo de post na página
Mas de onde vem a criatividade para atualizar a página que soma mais de 59,9 mil curtidas? Eles admitem que muita coisa chega por mensagem e e-mail, mas que não é difícil ter boas sacadas com o que ocorre na cidade, ao menos não nos últimos meses.
Williann se dedica exclusivamente à página, enquanto William divide o tempo entre a faculdade de Publicidade e Propaganda e as atualizações do Facebook. O objetivo da dupla é ter duas postagens diárias.
Nos últimos meses o tema frequente foi a crise do transporte coletivo
Muita coisa é improvisada, feita e deixada de lado para outros dias, mas os meninos garantem que em breve, com o lançamento do site, o material vai ficar mais organizado – sem perder a principal característica, o bom humor. Eles contam que a mudança vai favorecer o arquivamento do material, além de evitar que algo seja excluído, como ocorreu com a página que já tinha 41 mil seguidores, deletada pelo Facebook após denúncias.
Continua depois da publicidade
– Como muita gente faz isto no perfil pessoal, nós fazemos na página. Falamos o que pensamos e mostramos nossa indignação, com bom humor. É o que temos vontade de falar na frente daquelas pessoas que são citadas – conta William.
Imagens das queridinhas capivaras são postadas com frequência no Facebook
Apesar de publicar muita coisa da região Sul da cidade e das sátiras com os gasparenses, nenhum dos administradores do Blum3n4u M1L GR4U é do Garcia ou de Gaspar. Um mora na Escola Agrícola e outro na Velha. As rixas geográficas foram sendo postadas aos poucos e por brincadeira, nada pessoal, contam. Um antigo administrador da página era gasparense e foi ele que começou a brincadeira.
– Usar a sátira e a ironia para falar coisa séria é muito útil. Acreditamos que o humor pode mudar as pessoas, criar um sentimento de insatisfação e buscar soluções para os problemas – completam.
Amigos respondem a um processo
Apesar de desavenças conquistadas ao longo dos anos – a dupla responde a um processo por ter compartilhado uma postagem sobre um posto de gasolina e chegou a ser ré em outras três ações que não foram levadas adiante – eles também conseguiram bons amigos, como o Jaime Batista da Silva, do Blog do Jaime, que curte, compartilha e interage na página, e até mesmo o policial civil Reis, com quem a dupla já fez churrasco.
Continua depois da publicidade
O blogueiro Jaime Batista curte e compartilha as postagens e se tornou amigo dos administradores
Fora as pessoas que se tornaram amigas deles, uma figura pública já os viu pessoalmente. O vice-prefeito Jovino Cardoso os encontrou quando foi testar o transporte público. E você, faz ideia de quem sejam?