Gerardo Martino foi apresentado nesta quinta-feira como novo treinador da Argentina. A cerimônia ocorreu na sede da Associação do Futebol Argentino (AFA), no centro de Buenos Aires. O ex-comandante do Barcelona ficará no cargo até o fim das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, e seu vínculo será estendido automaticamente em caso de classificação para o Mundial da Rússia.

Continua depois da publicidade

– Não tenho muito a falar, apenas que tenho orgulho de estar neste cargo e saber que a AFA teve confiança em mim. Agora pretendo trabalhar para manter a Argentina onde ela merece estar – disse o treinador em sua apresentação, após ser recebido com aplausos pelos jornalistas presentes.

O primeiro compromisso de Gerardo Martino à frente da Argentina será contra a Alemanha no próximo dia 3 de setembro. O treinador disse que convocará os mesmos jogadores que disputaram a Copa do Mundo, onde a equipe argentina perdeu justamente a final contra os alemães.

Leia mais notícias de Esportes

– É um prêmio para os jogadores. Fiz o mesmo no Paraguai após a Copa do Mundo de 2010 e agora, em um momento positivo, é natural que eu faça o mesmo – confirmou.

Continua depois da publicidade

Ainda não está definido se Martino irá dirigir também a seleção olímpica da Argentina. O treinador também falou sobre Tevez. O atacante da Juventus não foi convocado pelo técnico Alejandro Sabella para a Copa do Mundo, apesar dos pedidos da torcida.

– Foi uma decisão de outro treinador, e foi puramente futebolística. A porta não está fechada para ninguém. Todo jogador argentino tem chance de ser convocado – afirmou.

Antes da apresentação começar, o chefe do departamento de imprensa da AFA pediu um minuto de silêncio em homenagem ao ex-presidente da entidade, Julio Grondona, que morreu no último dia 30 de julho. Todos os jornalistas levantaram e respeitaram o momento.

* Lancepress