A prefeitura de Florianópolis organizou um mutirão para regularizar a coleta de lixo na cidade. O número de caminhões mobilizados subiu de 8 para 20 a fim de chegar a pontos de dificíl acesso e atender a todas a todas as regiões do município. Segundo a administração, serão quatro empresas envolvidas na operação.

Continua depois da publicidade

Inicialmente, o serviço foi assumido por uma empresa terceirizada durante a greve dos servidores da Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap), que começou na quarta-feira (20). Os funcionários suspenderam as atividades por causa do projeto do prefeito Gean Loureiro, que altera benefícios da categoria.

>Entenda o projeto que altera benefícios de servidores da Comcap em Florianópolis

> Reforma administrativa de Gean Loureiro abre porta para terceirização de serviços da Comcap

Com o prolongamento da paralisação dos servidores, o Executivo anunciou nesta quinta-feira (28) a contratação de mais três empresas terceirizadas para partipar da coleta. Moradores de diversos bairros relatam que o lixo se acumula nas ruas e os caminhões não têm passado por alguns pontos da cidade.

Continua depois da publicidade

– A gente divulgou uma programação (começou nessa quarta, 27) que vai até domingo à noite, que divide a cidade em cinco grandes regiões para fazer a coleta, no que a gente está chamando de mutirão – explicou o presidente da Comcap, Lucas Arruda.

Programação:

Quinta-feira de dia (mutirão Bacia do Itacorubi)

– Santa Mônica// Itacorubi // Agronômica // Carvoeira // Córrego Grande // Trindade // Pantanal // Hospitais

>“Nós não estamos tirando direitos”, diz Gean sobre mudanças na Comcap em Florianópolis

Quinta-feira à noite (mutirão Norte da Ilha)

– Centro // Daniela // Jurerê // Canasvieiras // Cachoeira do Bom Jesus // Ponta das Canas // Brava // Ingleses // Vargem Grande // Vargem do Bom Jesus // Santinho // Hospitais


Sexta-feira de dia (mutirão Continente)

– Estreito (Av. Atlântica e Rua 14 de Julho) // Canto // Monte Cristo // Jardim Atlântico // Capoeiras // Coloninha // Itaguaçu // Abraão // Coqueiros // Vila Aparecida

Continua depois da publicidade

>Alteração de benefícios para trabalhadores da Comcap é aprovada pela Câmara de Florianópolis

Sexta-feira à noite (Mutirão Leste e Oeste da Ilha)

– Centro // Lagoa da Conceição // Joaquina // Praia Mole // Canto da Lagoa // Barra da Lagoa // Rio Vermelho // Itacorubi // Córrego Grande // Saco Grande // Monte Verde // Cacupé // Santo Antônio de Lisboa // Sambaqui // João Paulo // Vargem Pequena // Ratones

>Aprovação de projeto representa economia de R$20 milhões por ano na Comcap

Sábado de dia (mutirão Sul da Ilha)

– Costeira do Pirajubaé // Saco dos Limões // Tapera // Ribeirão da Ilha /Caieira // Alto Ribeirão // Costa de Dentro / Costa de Cima / Solidão // Armação // Morro das Pedras // Areias do Campeche // Campeche // Carianos // Canto da Lagoa / Porto da Lagoa // Rio Tavares

>Trabalhadores da Comcap condicionam volta ao trabalho com retirada de projeto de lei

Sábado à noite (mutirão Bacia do Itacorubi)

– Centro // Santa Mônica // Itacorubi // Agronômica // Carvoeira // Córrego Grande // Trindade // Pantanal // Hospitais

>Protesto de servidores da Comcap fecha ponte Pedro Ivo em Florianópolis

Domingo de dia (mutirão Norte da Ilha)

– Centro // Daniela // Jurerê // Canasvieiras // Cachoeira do Bom Jesus // Ponta das Canas // Brava // Ingleses // Vargem Grande // Vargem do Bom Jesus // Santinho

Continua depois da publicidade

Domingo à noite

– Revisão geral de todos os bairros

>O que muda na Comcap com a aprovação de projeto pela Câmara de Florianópolis

Polêmica

Nas redes sociais, circulam fotos e relatos sobre a colocação de chorume dos caminhões na rede pluvial. O diretor da Comcap explicou a empresa responsável pela coleta foi notificada pela prefeitura e que a prática está superada.

– É uma ação indesejada, mas um procedimento eventual de coleta. Com a enxurrada, todo lixo da cidade ficou encharcado, quando você coloca no caminhão compactador, a água vai se acumulando. Os casos que aconteceram foram para minimizar o derrame na pista, já estão superados – afirmou Arruda.

O professor de engenharia sanitária da UFSC Flávio Ruben Lapolli alerta que o chorume colocado na rede pluvial pode colocar em risco a saúde da população.

– Lixo nessa época de chuva tem muita umidade, além do próprio lixo em si, porque tem muita coisa orgânica, fora outros tipos de materiais que a gente nem sabe o que tem, como metais e outros poluentes, é uma infinidade. Faz mal pra saúde, o grau disso teria que ser avaliado, mas é um líquido que é muito mais poluente do que o esgoto – explicou Lapolli.

Continua depois da publicidade

Transbordo

Imagens do lixo coletado na cidade sendo depositado nos fundos da Passarela Nego Quirido também levantam discussões nas redes sociais. Conforme o diretor da Comcap, o local foi adotado como área de transbordo, após o decreto de emergência da prefeitura, já que a unidade da Comcap no Itacorubi está bloqueada durante a greve dos servidores.

Por isso, os fundos da Passarela Nego Quirido está sendo usado para que os caminhões compactadores possam transferir os resíduos para carretas de grande capacidade, responsáveis pelo tranporte até o aterro sanitário.

– Sou responsável técnico por essa decisão, como engenheiro sanitarista, a gente montou uma unidade de transbordo de resíduos (nos fundos da Passarela Nego Quirido). O IMA (Instituto do Meio Ambiente) me deu uma notificação para que eu pudesse regularizar a atividade. A gente instalou uma manta para fazer a contenção do chorume, que será retirado e colocando no sistema de tratamento da Casan – explicou Arruda.

Ouça a entrevista com o presidente da Comcap, Lucas Arruda:

Continua depois da publicidade