Sem um acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Sintrasem) e a prefeitura de Florianópolis, os servidores da Comcap entram no terceiro dia de greve nesta quarta-feira (2).
Continua depois da publicidade
Com a suspensão da coleta de resíduos desde a última segunda, duas empresas privadas foram contratadas pela administração municipal para prestar o serviço. A expectativa é que mais de 50% das demandas possam ser atendidas a partir de agora.
A prefeitura entrou na Justiça e o desembargador Paulo Henrique Moritz declarou a greve ilegal, conforme divulgação do fim dessa manhã. O Sintrasem afirmou não ter sido notificado sobre a decisão até o início da tarde.
Contratação
Poucas horas depois que as atividades da autarquia foram suspensas, o município divulgou a contratação de uma prestadora do serviço e na noite dessa terça (1º) informou a contratação da segunda empresa, ambas pelo menor preço, R$ 176,89 por tonelada de resíduos.
De acordo com a administração municipal, nos próximos dias, mais caminhões devem chegar à cidade. Enquanto isso, a prioridade na coleta será das ruas que têm concentração de restaurantes, devido à grande quantidade de lixo produzido diariamente.
Continua depois da publicidade
Comcap entra em greve por tempo indeterminado em Florianópolis
Trabalhadores da Comcap fazem manifestação na Ponte Pedro Ivo em Florianópolis
Ainda nesta quarta-feira, o município deve divulgar orientações aos moradores sobre como proceder com os resíduos domésticos enquanto a coleta não estiver plenamente restabelecida.
Reivindicações
Os servidores da Comcap decidiram pela greve em assembleia na última segunda, para reinvidicar reajuste salarial referente às perdas da inflação, 4,7%, e o ticket alimentação de R$ 2,50.
A prefeitura diz que a reivindicação contraria legislação federal que impede aumentos salariais de servidores em 2020 e 2021, em função da pandemia do coronavírus. O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Sintrasem) afirma que a reinvindicação não é um aumento, mas um reajuste que consta em acordo de 2019, antes da pandemia.
Continua depois da publicidade
Na terça, em protesto os servidores caminharam desde a base da Comcap no bairro Estreito, passando pela Ponte Pedro Ivo, até o Centro, na Casa Civil, onde despacha o prefeito Gean Loureiro.