Chapecó, cidade sede da primeira edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), ficou com o título geral da competição, somando quase o dobro de pontos da segunda colocada, Joinville. A capital do Oeste catarinense totalizou 503 pontos, conquistando também 29 medalhas de ouro, 28 de prata e 19 de bronze.
Continua depois da publicidade
Joinville obteve 258 pontos e sagrou-se vice-campeã. Caçador supreendeu e terminou em terceiro com 199 pontos, seguida por São José (197) e Florianópolis (183), respectivamente, que foram perdendo posições nas provas disputadas a partir da manhã de sábado.
Para a realização do Parajasc, Chapecó recebeu cerca de mil atletas, de 39 municípios do Estado, para competições em 10 modalidades, três delas experimentais (goal-ball, equitação e ciclismo).
Os organizadores passaram a madrugada deste domingo contabilizando os resultados de sábado e puderam constatar que, mesmo com algumas provas em curso na manhã de hoje, nenhuma delegação poderia reverter o resultado.
Leo Bernardi, deficiente visual, coordenador do Parajasc, responsável pelo acendimento da pira olímpica, foi escolhido para erguer o troféu por Chapecó.
Continua depois da publicidade
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, decretou que a festa oficial da vitória será no próximo feriado, no dia 7 de setembro, com horário a definir.