O Equador começou a Copa do Mundo com o pé direito e três pontos somados na tabela de classificação do Grupo A. Diante do Catar, neste domingo (20), o time comandado por Gustavo Alfaro dominou os dois tempos e venceu por 2 a 0, com gols anotados pelo atacante Enner Valencia.
Continua depois da publicidade
A torcida equatoriana presente no Estádio Al Bayt fez a festa na partida que abriu o Mundial de 2022.
Receba notícias do DC via Telegram
O JOGO
Continua depois da publicidade
O Equador não se intimidou com os donos da casa e dominou todo o primeiro tempo. O placar poderia ser ainda mais elástico se o gol anotado por Enner Valencia, aos dois minutos, não fosse anulado pelo VAR. A arbitragem de vídeo orientou o italiano Daniele Orsato a anular o gol relâmpago por impedimento.
O empate não se manteve por muito tempo. Aos 15, o atacante equatoriano balançou a rede em cobrança de pênalti e, antes do intervalo, fez mais um, sendo o destaque da primeira etapa. O Catar, anfitrião do evento, pouco criou e não levou perigo a Hernán Galíndez.
CBN transmite o programa Qatarinenses às 16h
A superioridade do time sul-americano seguiu na etapa final, mas sem eficiência nas finalizações. Valencia buscou o hat-trick, e o chute, aos três minutos, parou na defesa de Al-Sadd. Aos nove, o Equador teve mais uma chance de ampliar, desta vez com Ibarra. O goleiro do Catar evitou o pior.
Félix Sánchez mexeu na equipe atrás de alternativas para chegar ao empate, mas em vão. O marcador não foi alterado até o apito final, e o Catar é o primeiro país-sede a ser derrotado em uma estreia de Copa do Mundo desde 1930.
Continua depois da publicidade
Olho na agenda
Catar e Equador entram em campo novamente na sexta-feira (25). Às 10h (de Brasília), os donos da casa enfrentam o Senegal. Um pouco mais tarde, às 13h (de Brasília), o time sul-americana pega a Holanda.
As escalações
Catar: Al-Sadd; Pedro Miguel, Bassam Al-Rawi, Boualem Khoukhi, Abdelkarim Hassan e Homam Ahmed; Hassan Alhaydos, Karim Boudiaf e Abdelaziz Hatem; Almoez Ali e Akran Afif.
Equador: Hernán Galíndez; Angelo Preciado, Felix Torres, Piero Hincapié e Pervis Estupiñán; Jhegson Méndez, Moisés Caicedo, Gonzalo Plata e Romario Ibarra; Énner Valencia e Michael Estrada.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Morgan Freeman faz discurso por inclusão na abertura da Copa
FOTOS: jogadores da seleção brasileira fazem ensaio descontraído