A Seleção Brasileira encerrou sua participação na fase de grupos no torneio olímpico com uma tranquila vitória diante da frágil Nova Zelândia, por 3 a 0, garantindo o primeiro lugar em sua chave.
Continua depois da publicidade
Os gols foram marcados por Danilo, aos 22 do primeiro tempo, pelo colorado Leandro Damião, aos 28, e pelo ex-jogador do Inter Sandro, aos seis da etapa final.
GALERIA: Veja imagens da vitória brasileira sobre os neozelandeses
Agora, o Brasil espera a conclusão do Grupo D para conhecer seu adversário nas quartas de final. Honduras, Japão e Marrocos estão na briga.
Primeiro tempo
Continua depois da publicidade
Com classificação garantida, o técnico Mano Menezes escalou um time misto, com Gabriel, Leandro Damião, Danilo, Alex Sandro e Lucas. Neto, Hulk (poupado por estar pendurado), Pato, Oscar e Ganso (machucado) viram o jogo do banco.
Procurando mostrar serviço, os reservas – principalmente a dupla do Porto Alex Sandro e Danilo – ditaram o ritmo. Com Neymar também inspirado, o time aproveitou a fragilidade da Nova Zelândia e deu show de passes curtos e dribles. Lucas, caindo pela direita, também levou perigo.
O primeiro gol não demorou a sair. Danilo fez tabela com Damião, avançou na área e abriu o placar: 1 a 0.
À vontade em campo, o Brasil começou a ousar. O segundo gol, seis minutos depois do primeiro, prova isso. Marcelo recebeu bola na entrada da área, deu lindo passe de letra para Alex Sandro, que avançou e cruzou para Damião: 2 a 0.
Continua depois da publicidade
Centroavante do Inter comemora gol pela Seleção
Foto: Andrew Yates/AFP
Segunda etapa
O segundo tempo começou de forma semelhante à primeira etapa: com o Brasil dominando. Desta vez, porém, os neozelandeses passaram a fazer faltas violentas.
Em uma delas, saiu o terceiro gol brasileiro. Após falta sofrida por Neymar, Marcelo cobrou falta na área. Damião furou a cabeçada, mas a bola sobrou para Sandro, que ampliou: 3 a 0.
Em mais uma trama do ataque da Seleção, Lucas lançou Rafael, que deixou Neymar na cara do gol, sem goleiro. Incrivelmente, ele perdeu o gol, decepcionando os ingleses que lotaram o St. James’ Park.
Após um ótimo primeiro tempo, Alex Sandro acabou expulso após fazer falta violenta no meio de campo e seguir com uma simulação de pênalti. Nem o jogador a menos tirou a soberania do Brasil em campo, que ainda teve outras chances de ampliar.
Continua depois da publicidade
Marcelo, outro que esteve muito bem. Ele entortou dois defensores neozelandeses, antes de quase encobrir O’Keefe.
Apesar do adversário fraco, o Brasil mostrou seriedade, goleando, fazendo boas jogadas e abrindo caminho para o inédito ouro olímpico.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 3×0 NOVA ZELÂNDIA
GOLS: Danilo (22′ do 1º tempo), Leandro Damião (28′ do 1º tempo), Sandro (6′ do 2º tempo)
Estádio: St. James’s Park, Newcastle
Árbitro: Bakary Gassama (GAM)
Cartões amarelos: Myers, Hogg (Nova Zelândia); Alex Sandro (Brasil)
Cartões vermelhos: Alex Sandro (Brasil)
BRASIL: Gabriel, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro (Rômulo – 36′ do 2º tempo), Danilo e Alex Sandro; Lucas, Neymar (Pato – 30′ do 2º tempo) e Leandro Damião (Oscar – 34′ do 2º tempo). Técnico: Mano Menezes.
Continua depois da publicidade
NOVA ZELÂNDIA: O’Keefe, Thomas (Myers – intervalo), Nelsen, Smith e Hogg; Payne, Barbarouses (Howieson – intervalo) e McGlinchey; Smeltz, Rojas (Lucas – 36′ do 2º tempo) e Wood. Técnico: Neil Emblen.