Começou bem. O Inter venceu o Coritiba por 2 a 0, com gols de Leandro Damião e Dagoberto ainda no primeiro tempo, e garantiu os três primeiros pontos no Brasileirão 2012 – competição que a equipe não vence desde 1979. Neste domingo, com mais de 22 mil pessoas no Beira-Rio, os colorados puderam ver um time agressivo, em busca da vitória principalmente na etapa inicial, e que na segunda conseguiu segurar o resultado com maturidade, sem abdicar dos contra-ataques.

Continua depois da publicidade

Em campo, o golaço de Damião o consolidou como melhor jogador da partida. Dagoberto, Oscar e Dátolo, com movimentação intensa, sempre aparecendo para abastecer o centroavante – assim como tabelando com eficiência com os laterais Nei e Fabrício – também foram destaques. No próximo sábado, às 18h30min, o Inter encara o Flamengo, no Rio de Janeiro, pela segunda rodada.

Primeiro tempo

Se depender do primeiro tempo do primeiro jogo deste Brasileirão, o Inter vai longe. Foi uma etapa inicial praticamente de um time só. Ciente de que precisa vencer todas as partidas possíveis em casa, a equipe colorada partiu para o ataque desde o início. Buscou o gol, pressionou e abriu 2 a 0 ao natural, sendo pouco ameaçado pelo Coritiba.

Aos três minutos, a boa jogada de Dátolo pela esquerda culminou em um cruzamento muito forte para a área. Elton recuperou e ganhou escanteio. A primeira metade da partida foi, em boa parte, com o Inter tabelando pelas pontas e arrancando pelo meio, buscando a todo instante Damião dentro da área. Dagoberto, com movimentação constante por todos os lados, Oscar, também em ambos os lados, e Dátolo, mais pela esquerda, abasteciam o centroavante com os auxílios diretos dos laterais Nei e Fabrício.

Continua depois da publicidade

Tanto que aos oito minutos, Damião recuperou uma bola prensada na defesa do Coritiba, na entrada da área. Passou por um marcador, deu uma meia-lua no segundo e chutou forte, no alto, sem chance para Vanderlei, e abriu o placar para o Inter com um golaço: 1 a 0.

O time gaúcho era muito superior e pressionava em busca do segundo gol. Com isso, o Coritiba pouco chegava. Mas, quando avançava, levava perigo principalmente por meio de contra-ataques. Aos 14 minutos, Renan Oliveira recebeu passe na intermediária e invadiu a área para chutar por cima, na melhor chance da equipe paranense durante o primeiro tempo.

Forte na marcação, incessante nos ataques pelos lados e pelo meio, preciso nos lançamentos às pontas e nem tão competente nas cobranças de faltas – foram pelo menos três perto da grande área -, o Inter continuou melhor. As falhas mais aparentes ocorreram no setor composto pelos volantes. Elton e Guiñazu, por vezes, avançaram demais e deixaram a defesa desguarnecida. Eram nesses momentos que o Coritiba mais incomodava.

Aos 37, Dagoberto ampliou para o Inter com outro bonito gol no Beira-Rio: ele recebeu passe de Dátolo, que devolveu de calcanhar. O atacante arrancou e passou novamente para o argentino, que devolveu para ele. Já dentro da área, Damião escorou para Dagoberto chegar batendo, forte, embaixo, preciso, no canto esquerdo de Vanderlei: 2 a 0.

Continua depois da publicidade

Dois minutos depois, o Coritiba teve um gol anulado por impedimento. O lance é extremamente complicado. Num primeiro momento, a impressão é de que Anderson Aquino não está impedido, visto que a bola veio de um chute direto para o gol, muito rápido, no mesmo instante em que a zaga do Inter corria para fora da área. Depois, é possível perceber que Aquino está pelo menos meio corpo à frente da zaga colorada.

Segundo tempo

Foi diferente do primeiro. Tanto para o Inter quanto para o Coritiba. Com o resultado em mãos, a equipe de Dorival Júnior arriscou alguns ataques no início, mas os 20 minutos iniciais mostraram um Coritiba mais encorpado e melhor distribuído em campo devido às substituições de William e Anderson Aquino, que saíram para dar lugar a Sérgio Manuel e Everton Ribeiro.

Disposto a descontar e a buscar a reação, o Coritiba foi ao ataque. Mesmo assim, quem atacava com mais veemência era o Inter, principalmente por meio de contra-ataques. Aos seis minutos, Damião quase ampliou após receber passe de Oscar, que havia arrancado pela direita, em grande jogada. Ele cruzou e o centroavante, na pequena área, desviou por cima.

Aos 11, Nei cruzou da direita e novamente Damião desviou. O impedimento já estava marcado, corretamente. Aos 13, Dátolo arrancou em alta velocidade pelo meio e abriu para Oscar, na esquerda. O garoto puxou para o meio e bateu forte, mas para fora. Dois minutos depois, foi a vez de Dagoberto. Ele foi ao ataque depois de tabela com Elton e passou para Nei, na direita. Dentro da área, recebeu passe e chutou forte, para firme defesa de Vanderlei.

Continua depois da publicidade

Trocando bons passes e fazendo tabelas interessantes pelas pontas e pelo meio, o time paranaense arriscava o ataque de todas as formas. Até então mero espectador da partida, o goleiro colorado Muriel apareceu aos 18 minutos da etapa final. Lincoln invadiu a área pela esquerda e chutou forte. Muriel espalmou para a linha de fundo.

Com Renan Oliveira no lugar de Marcel, no Coritiba, Dorival Júnior promoveu a entrada da João Paulo para substituir Dátolo. O jogador até entrou bem. Se movimentou, mas pecou nas assistências. E acabou sendo substituído por Bolatti já aos 45 devido a uma pancada no pé direito. Ainda no Inter, Dagoberto deu lugar a Marcos Aurélio, que pouco produziu, também no fim da partida.

O jogo seguiu de forma semelhante até os 30 minutos: com o Coritiba no ataque e com a zaga colorada, firme, afastando o perigo como podia. Índio e Moledo foram bem na marcação. A partir daí, o Inter começou a pressionar para “matar” o embate. Depois de chances com Dagoberto e Damião dentro da área, João Paulo cobrou um escanteio que quase virou gol olímpico. Vanderlei afastou. Devido ao esforço, caiu dentro da goleira.

Um minuto depois, Damião, o melhor em campo, recebeu passe dentro da área, girou e chutou forte, sem chances para o goleiro adversário. A bola explodiu no travessão. Seria outro bonito gol na tarde de sol e temperatura agradável, no Beira-Rio, que culminou na conquista dos três primeiros pontos do Inter neste Campeonato Brasileiro.

Continua depois da publicidade

FICHA TÉCNICA

ESCALAÇÕES:

INTER

Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Elton, Guiñazu, Oscar e Dátolo (João Paulo – Bolatti); Dagoberto (Marcos Aurélio) e Damião. Técnico: Dorival Júnior.

CORITIBA

Vanderlei; Gil, Démerson, Emerson e Lucas Mendes; William (Sérgio Manuel), Júnior Urso, Renan Oliveira (Marcel) e Lincoln; Everton Costa e Anderson Aquino (Everton Ribeiro). Técnico: Marcelo Oliveira.

Arbitragem: Pablo dos Santos Alves (Aspirante à Fifa/ES), auxiliado por Fabiano Ramires (Aspirante à Fifa/ES) e José Maciel Linhares (ES).

Gols: Leandro Damião (Inter, 8min/1ºT); Dagoberto (Inter, 37min, 1ºT)

Cartões amarelos: Dátolo, Damião, Dagoberto e Oscar (Inter); Lucas Mendes e Lincoln (Coritiba).

Cartões vermelhos: