Com um gol do talismã Odair no finalzinho do jogo, o Avaí derrotou o Criciúma por 2 a 1 na noite deste sábado, dia 4, pela terceira rodada do turno do quadrangular semifinal do Campeonato Catarinense. Com o resultado no estádio da Ressacada, o Leão da Ilha disparou na liderança do quadrangular, com oito pontos, enquanto o Criciúma estacionou nos três e poderá ser ultrapassado na tabela, de acordo com o resultado entre Chapecoense e Joinville neste domingo, em Chapecó.

Continua depois da publicidade

Depois de abrir o placar logo no começo da partida, aos três minutos do primeiro tempo com o zagueiro André Turatto, o Avaí cedeu o empate ao Criciúma na etapa final com um gol de Kempes, aos 37. Odair, que havia acabado de entrar no jogo, colocou o Leão da Ilha na frente ao marcar aos 41 minutos.

Depois da partida na Ressacada, Avaí e Criciúma voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, no estádio Heriberto Hülse, às 20h45min, pela abertura do returno do quadrangular.

O jogo

Com um esquema no 4-4-2, o Avaí surpreendeu o Criciúma com um gol logo aos três minutos de partida. Após cobrança de escanteio de Marquinhos, Evando recebeu na área e, com uma puxeta, ergueu a bola para trás para o cabeceio certeiro do zagueiro André Turatto, que fez o seu primeiro na competição.

Continua depois da publicidade

Aos sete minutos, o Criciúma respondeu com um cruzamento de Luis André pelo lado direito. Zulu tentou completar, mas a zaga azurra chegou antes para tocar para a linha de fundo.

Um pouco depois, o capitão Marquinhos deu um passe de craque – no estilo olhou pra um lado e tocou para outro – para Caio. O atacante bateu na entrada da área, por cima da meta do Tigre.

Apesar de estar atrás no placar, o Tigre seguiu jogando de igual para igual com o Avaí. Aos 22, o time teve uma das suas melhores oportunidades. O lateral Matheus cruzou da esquerda para o cabeceio de Cris, defendido à queima-roupa por Eduardo Martini.

As chances de gol ficaram mais escassas daí para frente, apesar de as duas equipes se movimentarem bastante em campo. O ritmo caiu um pouco e o Avaí passou a aproveitar alguns contra-ataques no erro do Criciúma.

Continua depois da publicidade

Segunto tempo

Na etapa final, tanto o Avaí quanto o Criciúma retornam mais cautelosos ao gramado. A partida ficou mais lenta e novas chances de gol apareceram após os 25 minutos. Foi quando Lima apareceu com muito perigo pelo lado esquerdo e chutou com veneno contra o gol de Angonense, que viu a bola sair à direita.

Sem desistir do empate, e com a entrada do atacante Paulo Matos para a saída do zagueiro Anderson Kanu, o Criciúma passou a dar mais tabalho para a zaga do Leão. O esforço se converteu em gol aos 37. Kempes recebeu um ótimo cruzamento da direita e testou certeiro para o gol azurra, deixando tudo igual na Ressacada.

Sem deixar de apoiar o time, a torcida do Avaí pedia há tempo um nome para o técnico Silas: Odair. A solicitação foi aceita e o talismã entrou aos 37 do segundo tempo. Quatro minutos depois, o jogador arriscou um chute de fora da área, o goleiro do Tigre falhou e decretou a vitória do Leão dentro da Ressacada: 2 a 1. Contente pelo seu gol – o quarto no Estadual – Odair falou sobre a “ajuda” que recebeu do arqueiro do Tigre:

– O goleiro falhou porque eu chutei, se eu não tivesse chutado, o goleiro não teria falhado – sentenciou o atacante, arrancando risos com a sua declaração durante a entrevista coletiva após a partida na Ressacada.

Continua depois da publicidade