O tenso confronto entre Irã e Estados Unidos terminou com uma vitória magra dos americanos. O meia-atacante Pulisic garantiu a classificação dos EUA ao mata-mata da Copa do Mundo com um gol no primeiro tempo.
Continua depois da publicidade
Foi a segunda partida entre as seleções em mundiais. O primeiro jogo foi em 1998, nos Estados Unidos, onde o Irã venceu por 2 a 1.
Receba notícias do DC via Telegram
A decisão começou com os Estados Unidos dominando a posse de bola e o Irã comprometido em defender e sair rápido em contra-ataque.
No primeiro tempo os EUA acumularam chances na grande área iraniana com Musah, Pulisic, Dest, Weah. O Irã teve apenas um bom ataque onde conseguiu fazer a ligação direta com sucesso, mas Taremi preferiu tentar o passe para Azmoun ao invés de finalizar e desperdiçou a oportunidade de abrir o placar.
Continua depois da publicidade
Porém, antes do intervalo veio a máxima: “quem não faz, leva”. Aos 38 minutos, McKennie levantou para Dest sem marcação na ponta direita, o lateral cabeceou para a área e Pulisic apareceu na pequena área antes do zagueiro para colocar a bola para dentro.
No último minuto do tempo normal os Estados Unidos quase ampliaram, mas a defesa cortou um passe promissor de Weah para Sargent. E nos acréscimos, Weah passou rápido nas costas dos zagueiros para fazer mais um gol para os EUA, só que foi anulado por um impedimento milimétrico.

Na volta do intervalo, Carlos Queiroz tirou o atacante Azmoun e colocou um meia para colocar mais velocidade e atuação no meio-campo em busca da primeira finalização do Irã no jogo. E veio. Aos seis minutos, Ghoddos, que entrou, cabeceou com perigo por cima do gol.
Do outro lado, Pulisic foi substituído no intervalo para a entrada de Aaronson, também meio-campista. O camisa 10 dos EUA se chocou com o goleiro iraniano após o gol marcado e sentiu bastante.
Continua depois da publicidade
A partir da meia hora do segundo tempo, os papéis se inverteram. O Irã fez mudanças para marcar um gol – o empate era suficiente para a classificação – e os Estados Unidos substituiu cinco jogadores para tentar manter o placar de 1 a 0.
Aos 36 minutos o Irã teve uma grande chance com Karimi que não conseguiu cabecear e a bola apenas bateu no volante antes de ficar com o goleiro Turner. Já com 47, Razaeian cobrou falta na cabeça de Pouraliganji, que cabeceou para fora, muito perto da trave.
Cinco minutos depois, Taremi reclamou de um puxão antes de chegar na bola na entrada da pequena área, o que seria a última oportunidade do Irã, mas o árbitro Mateo Lahoz mandou o jogo seguir. Logo em seguida, apitou pela última vez na partida.
A vitória classificou os Estados Unidos como segundo colocado do Grupo B com cinco pontos. A Inglaterra ficou em primeiro com sete, o Irã em terceiro com três e o País de Gales em último com um ponto.
Continua depois da publicidade
Agora, os EUA enfrentam a Holanda nas oitavas de final da Copa do Mundo. A partida será no sábado (03), às 12h (de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa.
Leia também
Inglaterra goleia País de Gales e enfrenta Senegal nas oitavas de final
Histórico! Catarinense Neuza Back fará parte de quarteto de arbitragem feminino inédito em Copas