A banda Expresso Rural e o cantor Gazu, ex-Dazaranha, lança, nesta quarta-feira (14), o clipe da música “ILHA”. O lançamento do clipe aconteceu oficialmente na noite desta terça-feira (13) no Jazzinn Gastrobar, no Centro de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A letra da canção, que já está nas plataformas de áudio, é um passeio pela Ilha de Santa Catarina. Além de exaltar o município, a obra tece críticas a forma que a cidade vem crescendo.

“ILHA ” foi a última composição de Daniel Lucena, um dos fundadores do Grupo Expresso Rural, que morreu durante a pandemia, um ícone do grupo, sempre lembrado pelos amigos, fãs, integrantes da banda e o público em geral pela sua expressividade como compositor e artista.

Zeca Petry, também fundador do grupo, conta que a canção foi escrita por Daniel, ainda no hospital, para ser entregue ao Gazu, para quem dedicou. Inicialmente, devido a complexidade para ser musicada, Gazu acabou guardando a letra para revisitá-la mais tarde. Com a morte de Daniel, sentiu-se na obrigação de arranjar melodicamente e harmonicamente a letra.

Continua depois da publicidade

Playlist lista lugares de Florianópolis e vira guia para amantes de bares; ouça

Zeca conta que foi durante uma noite, logo após a morte de Daniel, que recebeu mensagem de Gazu com a música completa e ao ouvir achou maravilhosa e, neste momento, estabeleceu a parceria.

O clipe

O clipe é uma criação coletiva dos diretores Jorge Daux e Antonio Rossa, que já gravaram outra música recente do Grupo Expresso Rural (Paraíso) e fizeram trabalhos em parceria com Gazu. Para os diretores, a letra é significativa, porque ao mesmo tempo que exalta as belezas da Ilha, como o pôr do sol, por exemplo, a beleza é contemplada de um veículo no trânsito caótico.

— O clipe é um verdadeiro city tour, mostrando imagens de todos os cantos e alcançando a Ilha por um todo, o que é descrito também por Antonio Rossa como um grande desafio — fala Jorge.

Taylor Swift anuncia novos shows no Brasil após alta demanda e confusão na compra de ingressos

— Para além de um encontro histórico, é também uma celebração da nossa música. Ter uma letra inédita de Daniel Lucena é um presente vivo, e mostra como a música, a poesia, a arte tem esse poder de transcendência. Gravar o clipe de “ILHA” foi de certa forma como redescobrir Floripa, não do ponto de vista geográfico, mas do de criar sentidos inéditos, de reviver lugares conhecidos sob novas perspectivas. Lembro nitidamente de estar com a câmera em punho rodando uma cena e me emocionar fortemente com aquele momento, uma sensação de presença do inesquecível Daniel — conta Antonio.

Continua depois da publicidade

Gazu conta que não teria outro destino se a música não fosse gravada em parceria com o Grupo Expresso Rural, tendo em vista a história de Daniel.

— Circular por Floripa e gravar em tantos lugares da cidade foi a forma de estar no meio do povo da Ilha, mostrando essencialmente o que a letra da música fala e pede, num passeio que refletisse o espírito da música — conta Gazu.

Imagens revelam novo resort de luxo catarinense ao lado do Beto Carrero

Ele ressalta ainda a importante participação do seu irmão Gerry Costa, percussionista do Dazaranha, que foi convidado pelos integrantes do Expresso Rural.

— Achei que o clipe ficou muito bonito. Com fotografia caprichada, mostrou a cidade e as pessoas. É bem a cara de Floripa — conclui Gazu.

Continua depois da publicidade

Assista ao clipe

Leia também

Hard Rock Live Florianópolis será palco do festival Rock Session

Chitãozinho e Xororó retornam a Florianópolis para celebrar turnê de 50 de anos de carreira